A Prefeitura de Pelotas, em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e a Fundação Ennio de Jesus Pinheiro Amaral, vai oferecer 350 vagas em cursos profissionalizantes que serão disponibilizadas para a rede municipal de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A prefeita Paula Mascarenhas assinou o termo de convênio com as instituições, nesta segunda-feira (9), no Paço Municipal.
O projeto, executado pelo Campus Visconde da Graça (CAVG) do IFSul e pela Secretaria de Educação e Desporto (Smed), oferece sete cursos aos estudantes da EJA Fundamental da rede municipal de Pelotas. Com o convênio, os alunos poderão acessar capacitações em Operador de Usina de Compostagem, Elaboração e Processamento de Alimentos, Auxiliar Administrativo, Agente de Cultura Popular, Auxiliar Técnico em Agropecuária, Auxiliar em Horticultura e Supervisão de Produção Industrial do Vestuário.
“É uma grande parceria com essa instituição que já é colaboradora do Município. A gente sabe da qualidade do IFSul e do CAVG e fica muito feliz em poder oferecer uma profissionalização para os nossos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A ideia é buscar, através desses cursos, a inserção dos alunos no mercado de trabalho”, destacou a chefe do Executivo.
Cada modalidade profissionalizante terá duas turmas de 25 alunos, as quais poderão ser formadas por diferentes escolas, conforme orientação da Smed. O tempo de formação dos cursos oscilará entre seis e 12 meses.
A diretora adjunta do IFSul, Campus CAVG, Paula Rodrigues Bittencourt de Carvalho Leite, falou sobre a importância dessa parceria com o Poder Público. “Enquanto instituição pública, a gente entende que é nosso dever prestar um ensino de qualidade e gratuito àqueles que não tiveram a oportunidade de se qualificar em outro momento”, afirmou a diretora.