Uma das ações marcantes do Rotary Club Pelotas é o tradicional Concurso Lítero-Histórico sobre a Independência do Brasil junto às escolas de Educação Básica de Pelotas. A primeira edição ocorreu em 1944. Naquela época, era coordenado por Mário Menegheti, então secretário do Clube, tendo como objetivo, além de desenvolver e estimular o amor à Pátria, levantar o ânimo da comunidade pelotense, que estava vivenciando reflexos da 2ª Guerra Mundial, na qual o país estava envolvido. Como se não bastasse, as cicatrizes da perda recente do Banco Pelotense ainda estavam muito presentes. Nessa época, o Clube estava com 15 para 16 anos.
Até a primeira década deste milênio, a culminância da promoção fazia parte da programação dos festejos da Semana da Pátria de Pelotas, coordenados pela Liga de Defesa Nacional.
Neste ano, o Rotary conta com 96 anos de relevantes serviços prestados à comunidade e o Concurso Literário está em sua 81ª edição, sendo coordenado por Érico Nietiedt.
Muitos companheiros empenharam-se para que a ação se perpetuasse ao longo dos anos. Entre eles, destacamos os saudosos rotarianos João de Deus Corrêa, Ambrósio Goicochea de Andrade e Paulo Renato Souza.
Além deles, o Rotary teve três grandes companheiros exgovernadores, que, nas últimas décadas, muitos incentivaram e apoiaram este evento: Jorge Henrique Kratz, Valter Bazarov de Souza Pinto e João Alberto Dutra.
Nos últimos anos, a entidade está envolvendo alunos do Ensino Fundamental e classificando-os em dois grupos: alunos de 6º e 7º anos e alunos de 8º e 9º anos.
Entre os meses de junho e julho, são enviados três temas para cada um desses grupos, a fim de as escolas realizarem um concurso interno.
Os três melhores alunos de cada categoria são encaminha dos, no dia do concurso, para que possam dissertar, por escrito, sobre um dos três temas preparados na escola, sorteado na presença de todos, entregando o texto escrito para uma Banca Avaliadora.
Neste ano, mesmo com todos os reflexos de um póspandemia, cerca de 30 alunos participaram do concurso. O Rotary cumprimenta os alunos premiados, bem como seus respectivos educandários.
Confira os premiados:
No Grupo 1
(alunos de 6º e 7º anos):
1° lugar: Lívia Dutra Zimmermann, da E.E.F. São Francisco de Assis;
2° lugar: Pedro Henning Cunha, do Colégio São José;
3° lugar: Helena Sacramento Dallmann, do Colégio Sinodal Alfredo Simon.
No Grupo 2
(alunos de 8º e 9º anos):
1° lugar: Clara Moraes Pasquali, do Colégio São José;
2° lugar: Lucas Lopes Cruz, da E. de Educação Básica Osmar da Rocha Grafulha;
3° lugar: Luiza Ienczak Loureiro, do Colégio Estadual Félix da Cunha.