Pelotas: Prefeita celebra aniversário de 40 anos do CLC

Evento no Campus Anglo marcou as quatro décadas do curso de Letras e os 14 anos da Faculdade de Jornalismo da UFPel. (Foto: Rodrigo Chagas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou do aniversário de 40 anos do Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no saguão do Campus Anglo, na noite desta terça-feira (14). Com a presença de pró-reitores, técnico-administrativos, professores, alunos e comunidade acadêmica, o evento contou com uma apresentação musical de grupo composto por servidores, professores e alunos do CLC.

Paula falou sobre a importância do Curso de Letras em sua vida pessoal e profissional, e destacou como o CLC tem impactado positivamente, em especial, na educação do município.

“Como prefeita eu tenho que agradecer ao CLC pelos tantos profissionais qualificados que são inseridos no mercado a cada ano, especialmente os professores que formam nossas crianças e contribuem significativamente para a educação do município. Agora, como egressa, ex-aluna e professora do CLC, eu preciso dizer que o Curso de Letras mudou minha vida, aqui eu ganhei uma nova família e foi neste curso que o mundo se abriu para mim. Eu guardo esse carinho que tenho pelo curso até hoje, e tenho certeza de que se sou prefeita porque um dia eu decidi que iria cursar Letras”, afirmou a gestora.

Com cerca de 1,5 mil alunos e mais de cem professores, o CLC conta com 11 cursos de graduação, entre licenciatura e bacharelado, e um programa de pós-graduação, atuando no Campus Anglo desde 2010. A diretora do CLC, Vanessa Damasceno, explicou o motivo da celebração. “Hoje é o dia de celebrarmos e agradecermos a existência de um centro dentro de uma universidade pública. Este é um momento importante para nós, pois reconhece toda a trajetória do CLC, desde os cursos até os prédios que fizeram parte da nossa história, até chegarmos a uma sede própria para esta comunidade que conta com 1,5 mil estudantes”.

Além dos 40 anos do CLC e do curso de Letras, a festividade também comemorou os 14 anos do curso de Jornalismo. Antes de se tornar Centro de Letras e Comunicação, o curso de Letras era gerido pelo Instituto de Letras e Artes (ILA). As primeiras aulas eram realizadas no Campus Capão do Leão. Até chegar ao Campus Anglo, em 2010, o curso passou pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH), atual endereço do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg), ILA Anchieta, ILA Osório, ILA Floriano (Escola de Belas de Artes Carmem Trápaga Simões) e ILA Avenida.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome