Pelotas: Paula prestigia nova turma do Programa RS TI

Iniciativa do Bairro Empreendedor capacita jovens no mercado de Tecnologia da Informação. Realizado em parceria com a UniSenac, terceira turma do programa atenderá 30 alunos de diferentes bairros da cidade. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) visitou, na tarde desta segunda-feira (24), a Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (UniSenac) para participar, junto com o diretor da Faculdade Senac, Tiago Radmann, da aula inaugural da terceira turma do Programa RS TI. A iniciativa oferece capacitação a jovens no mercado de Tecnologia da Informação e é promovida pelo programa Bairro Empreendedor. A terceira edição conta com 30 alunos de diferentes localidades de Pelotas.

Ao longo de aproximadamente três meses, os alunos matriculados aprendem as tecnologias de base para trabalhar com a parte visual e interativa de um website. Paula destacou a qualidade da parceria com o Senac e falou sobre a necessidade de manter os investimentos em qualificação e oportunidades.

“É muito bacana estar aqui de novo vendo mais uma turma no escopo desse grande projeto que é o Bairro Empreendedor. Encanta-nos muito ver a terceira turma do RS TI se formando. Isso mostra o interesse dos nossos jovens pela tecnologia e, especialmente, pela vontade de crescer. Com parcerias de qualidade, como a do Senac, vamos seguir trabalhando na construção de uma Pelotas melhor, mais acolhedora e com mais oportunidade e geração de renda, onde os talentos tenham espaço e possam ser valorizados”, afirmou a chefe do Executivo.

Após as duas primeiras edições do curso, que contemplaram as localidades da Colônia de Pescadores Z3 e o bairro Navegantes, a edição de 2024 ampliou ainda mais a área de abrangência, contando com alunos de 15 localidades diversas de Pelotas. A iniciativa já formou 34 profissionais, sendo que parte deles já está em atuação no mercado de trabalho, em empresas privadas ou públicas, como a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), que dispõe de dois ex-alunos do RS TI na instituição.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, falou sobre a alta demanda de mercado da área de tecnologia e destacou o compromisso do Município em seguir trabalhando na ampliação de oportunidades na temática.

“Nós tivemos mais de 300 inscrições na edição, o que mostra que o projeto vem crescendo cada vez mais. Esse curso de RS TI é um dos mais atualizados que nós ofertamos, o que fortalece o nosso posicionamento de colocar Pelotas como uma cidade que se prepara para área de inovação e de tecnologia. Esse é um dos setores que mais tem demanda de mão de obra e temos a responsabilidade de dar segmento a isso”, comentou Bazanella.

Bairro Empreendedor

O Bairro Empreendedor é uma política pública desenvolvida no município, instituída e regulamentada pela Lei Municipal 6.927/2021, tendo como principal finalidade fomentar a economia local nos bairros da cidade, por meio do incentivo ao empreendedorismo.

O Programa é implementado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), com a participação de outros setores do Poder Executivo Municipal e da mobilização de órgãos, entidades e instituições do setor público e da iniciativa privada, que articulam ações e ofertam atividades voltadas à educação e qualificação empreendedora.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome