Esta quarta-feira (23) foi marcada pelo início do ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino. As aulas voltaram em 90 escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e Ensino Fundamental (Emefs) de Pelotas de forma totalmente presencial. Em alguns educandários, o dia foi dedicado à realização de reuniões entre pais e responsáveis junto às equipes diretivas, a fim de esclarecer dúvidas e promover o acolhimento da comunidade neste retorno ao ambiente escolar. Já em outros, esses encontros com as famílias aconteceram enquanto os alunos já iniciavam as atividades.
Na Emei Herbert de Souza, situada no bairro Três Vendas, a pequena Nalany, de três anos, estava no colo da mãe, Jucilene Lessa, enquanto esperava o horário para entrar no local. A angústia da espera de dois anos para retornar à escola se transformou em ansiedade e animação, tanto por parte da mãe, quanto da filha. “Está bem tranquilo, tudo bem organizado. Ela [Nalany] já queria entrar na hora que chegamos aqui”, afirmou Jucilene.
Logo ao lado, fica a Emef Francisco Caruccio. Por volta das 8h, todos já haviam chegado para dar início às atividades. A instituição atende cerca de 1,1 mil estudantes, em quatro turnos, e está totalmente pronta para receber seus alunos, conforme destacou o diretor, Alexandre Lemos. “Essa escola é maravilhosa e tem alunos incríveis, então estamos bem animados e felizes. Nós percebemos que todos querem voltar”, pontuou. Com 102 professores e funcionários, esse é o primeiro ano que é oferecido o ensino em turno integral.
Na Santa Terezinha, bairro que abriga a Emef Osvaldo Cruz, o Derek Neves, de 10 anos, estava esperançoso com o retorno ao educandário, que será semelhante à antiga rotina. O menino terá aula com a mesma professora, o que passa segurança à mãe, Paola, principalmente em relação à retomada de conteúdo. “Isso também fortalece o vínculo com os colegas da aula remota do ano passado. Com todos vacinados ficamos um pouco mais tranquilos, e temos certeza que vai ser uma retomada muito boa para as crianças que estão a tanto tempo em casa”, destacou.
O Município, com auxílio de todas as equipes diretivas das Emeis e Emefs, trabalha para que o retorno totalmente presencial das aulas seja feito de forma segura e com acolhimento. Todas as escolas possuem os planos de contingência aprovados pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-E) Municipal e seguem à risca os protocolos sanitários de combate à disseminação do coronavírus.