IFSul Lapassion propõe solução para a construção de calçadas em Pelotas

Prefeita Paula Mascarenhas participa da solenidade de encerramento do Lapassion IFSul. (Foto: Gustavo Vara)
A prefeita Paula Mascarenhas participou, de forma online, na manhã desta quinta-feira (4), do encerramento do evento IFSul Lapassion – Projeto Latin-America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network – iniciado há dois meses com o objetivo de criar uma rede de colaboração internacional de projetos de inovação científica.
Paula elogiou o projeto por desafiar estudantes na busca de soluções coletivas para problemas que afligem a cidade, e afirmou que “a gestão pública precisa contar com esses talentos. Nunca foi tão necessário trabalhar coletivamente”, disse. Ela lembrou que o momento atual é único, em que soluções inovadoras extraordinárias estão saindo de grupo de estudantes que geram respostas para as gestões públicas e privadas.
Os alunos, supervisionados por professores, foram divididos em grupos que receberam diferentes tarefas. O desafio do grupo que assumiu o pedido da Prefeitura, era “como fazer uma calçada mais barata”, que garantisse acessibilidade para os usuários, já que a responsabilidade de construção é dos proprietários e muitos não têm condições financeiras de executá-las. A equipe formada por Matheus Cabral, Martita Browne, Sérgio Marques e Thaíz Possebon, com a coordenação da professora Laís Ribeiro, desenvolveu “O Bloco PF”.
De acordo com a equipe, além da redução de custos, o projeto é sustentável, pois 70% do material utilizado são resíduos. Os blocos foram criados com plástico, solo residual de construção e concreto. Foram feitos testes de resistência, com o peso de um carro tipo SUV, que atestaram a qualidade e viabilidade. Também foram testados formatos. Além disso, o grupo criou uma estratégia de execução, desde a aquisição do material até a montagem das calçadas.
Após a apresentação, a prefeita parabenizou os alunos pelo trabalho e vislumbrou a forma de execução. “Temos uma fábrica de construção de blocos de concreto no Presídio. Podemos unir a sustentabilidade e a economicidade a um projeto social de grande importância e alcance”, afirmou ao avisar que procurará o grupo para conhecer os detalhes do projeto.
O evento contou com a participação de representantes de diversos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), de universidades do Brasil e estrangeiras e do Governo Federal.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome