IFSul abre inscrições para Processo Seletivo com mais de 1.100 vagas

Exposição integra as comemorações de 79 anos do IFSul Câmpus Pelotas. (Foto: Arquivo/Vitória Leitzke/JTR)

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu inscrições para mais de 1.100 vagas em cursos técnicos e de graduação gratuitos em diferentes cidades do estado. Metade dessas vagas são para cotistas. As inscrições, também gratuitas, estão abertas até o dia 11 de março e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do portal do candidato, no site sgc.ifsul.edu.br.

Nesta seleção, há vagas ofertadas para oito câmpus do instituto: Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Pelotas, Santana do Livramento, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires. As informações completas estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados em http://processoseletivo.ifsul.edu.br/vestibular-2022-1/edital.

Cursos técnicos

A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 22 de março, às 9h. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

Cursos superiores

Para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, 2020 ou 2021. Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição, a partir de sua livre escolha, o ano da edição do Enem que deseja utilizar.

Resultados

A divulgação dos resultados será feita exclusivamente pelo site do Processo Seletivo a partir do dia 25 de março. Após a publicação das listas dos aprovados, serão divulgados os dias, horários e locais de matrícula online. Se houver necessidade de outras chamadas para preenchimento de vagas remanescentes, elas serão divulgadas exclusivamente pelo site do Processo Seletivo. É responsabilidade do candidato manter-se informado sobre as possíveis chamadas extras de classificação.

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Novo curso

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, nesse vestibular, está sendo lançado um novo curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de Sistemas, pelo câmpus Venâncio Aires, para atender aos arranjos produtivos locais.

O IFSul está com aulas mistas em vários câmpus, ocorrendo aulas presenciais e não presenciais conforme o calendário de cada unidade em função das condições sanitárias de cada região.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome