O Sulpetro reuniu mais de 60 empresários e profissionais do varejo de combustíveis da região sul durante o evento “Junto com o Revendedor”, ocorrido em Pelotas, na terça-feira (20). O encontro teve como objetivo atualizar os participantes sobre as melhores práticas de gestão e as novas tendências do setor, reforçando o compromisso da entidade em fortalecer o mercado regional.
O evento faz parte do programa “Jornada do Revendedor”, como intuito de aproximar o Sulpetro dos revendedores, levando informações técnicas, jurídicas e comerciais para cinco regiões do Estado.
Durante os encontros, a entidade busca esclarecer dúvidas, ouvir demandas e reforçar a importância de uma visão mais ampla do setor. O Sulpetro também se preocupa em informar sobre as medidas tomadas em resposta a desafios, como as enchentes, e explicar questões relacionadas à mistura de biocombustíveis, que exigem novas práticas nos postos. “A gente vem falar da entidade, vem procurar associar quem ainda não está associado e levar informação porque, às vezes, o pessoal no dia a dia do seu negócio fica cuidando só do seu negócio e escapa alguma coisa que é importante, ou seja, uma visão mais ampla. E esse é o nosso maior objetivo, estar próximo do revendedor”, afirmou o presidente do Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, que falou sobre as ações da entidade.
Também foram abordadas as consequências das enchentes no Estado pelo assessor jurídico do Sulpetro, Cláudio Baethgen, e discutida a Resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nº 968/2024, que introduz novas especificações para o ciclo diesel e controle de qualidade. Baethgen explicou que, com a nova regulamentação, os postos devem realizar drenagens semanais ou quinzenais dos tanques, exigindo medições diárias do nível de água.
O assessor jurídico ressaltou ainda a intensa regulação do setor, destacando a importância de um controle rigoroso na gestão e apresentou dados de mercado, alertando para a necessidade de atenção ao futuro, como a tendência de eletrificação.