Festas de final de ano começam a movimentar o comércio em Pelotas

Expectativa do comércio é que maior movimento se converta em aumento de 20% nas vendas em relação ao ano passado. (Foto: Rafaela Dutra/JTR)

Em razão das festividades, dezembro é um mês de bastante movimentação e expectativas por parte dos comerciantes. Faltando poucas semanas para o feriado de Natal e com as chegadas do pagamento do 13º salário, para quem trabalha em regime CLT, férias, amigos secretos e troca de presentes entre familiares, o comércio começa a se preparar para o fluxo maior de compradores no Centro de Pelotas.

No ano passado, neste mesmo período, o Brasil vivia a chamada segunda onda da pandemia do novo coronavírus, quando as taxas de transmissão voltaram a subir. Em Pelotas, a Prefeitura chegou a determinar o fechamento das atividades não comerciais entre os dias 10 e 15 de dezembro de 2020 para controlar a velocidade do contágio e da ocupação de leitos por Covid-19 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) da cidade.

Entretanto, neste ano, com o avanço da vacinação, a queda no número de internações e a flexibilização dos protocolos de restrição, as expectativas do Sindicato dos Dirigentes Lojistas de Pelotas (Sindilojas), é que as vendas aumentem 20% em relação a 2020. Segundo o presidente do Sindicato, Renzo Antonioli, o movimento tende a crescer na segunda quinzena do mês de dezembro. “Não sei se vamos atingir os números de 2019, mas é possível que sim, porque 2020 caiu muito com relação a 2019”, disse. A queda de um ano para outro foi equivalente a 70%, segundo ele.

Itamar Vaz, gerente na Loja Deltasul, conta que a situação econômica do país ainda afasta alguns clientes da responsabilidade de realizar compras em valores maiores. Para ele, essa insegurança tem relação direta com a falta de estabilidade financeira e vínculos empregatícios.

“Estão com medo ainda de fazer crediário em longas vezes, está sendo utilizado mais cartão. Não tem, por enquanto, um norte, do que vai ser daqui alguns meses. Até em função da própria pandemia, fechou muito o comércio, muita loja, muita indústria. Então o pessoal está meio apavorado”, pontuou o gerente. Apesar disso, Vaz acredita que nos próximos dias, com a chegada do calor e a proximidade das datas comemorativas, as vendas vão aumentar. “Aos pouquinhos a gente vai superar isso aí e vai voltar a venda que era de sempre nos meses festivos”, conclui.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que, de acordo com os consumidores que presentearam no Natal de 2020, 40% pretendem comprar a mesma quantidade de presentes do ano passado, enquanto 28% pretendem comprar mais presentes e 22% menos. A pesquisa da CNDL calcula ainda que, dos 80% que pretendem presentear, muitos vão optar pela chamada “lembrancinha”.

A técnica em enfermagem Vera Vergara, de 48 anos, conta que a relação dela com as compras de Natal mudou bastante nos últimos anos. “Eu sou avó, gostaria de dar um presente bom para os meus netos, mas não tenho condições de dar do jeito que eu gostaria. Tem as minhas filhas que eu também gostaria de presentear. Eu tenho sempre o hábito de querer ajudar alguém, mas fica tão difícil, a gente não pode comprar pra todo mundo. Tá tudo muito caro”, afirma Vera.

Apesar da crise econômica que o país vive, com alta da inflação e a estagflação, quando os preços estão em forte alta, mas a atividade econômica permanece estagnada, a Confederação também está otimista com as vendas neste período e acredita que 124 milhões de consumidores vão às compras para o Natal. Um aumento de quase 50% em relação ao ano passado.

Decoração natalina atrai visitantes e potenciais compradores ao Shopping Pelotas. (Foto: Nathianni Gomes/Shopping Pelotas)

Uma das principais estratégias dos lojistas nesse período são as ações promocionais. Antonioli explica que, atualmente, o incentivo às compras é individual de cada loja associada ao Sindicato. Já no Shopping Pelotas, além da decoração, que neste ano traz o tema “Confeitaria do Papai Noel”, e da possibilidade de tirar fotos com o Bom Velhinho e a Noelete, de quarta a domingo, das 14h às 20h, os clientes que realizarem compras no valor R$ 250, ou mais, podem trocar a nota fiscal por um número da sorte para concorrer a um carro 0km.

A promoção é válida até o dia 2 de janeiro e de acordo com a coordenadora de Marketing do Shopping, Michelle Flores, a campanha é uma forma de valorizar os clientes que escolhem o local para realizar as compras de uma das datas mais importantes do ano. “Também [é uma forma] de promover atividades culturais para a comunidade, com toda a segurança e conforto do nosso ambiente”, destaca.

No Centro de Pelotas, desde a semana passada, o horário de funcionamento do comércio passou a ser maior. As lojas agora podem abrir a partir das 7h30 e fechar até às 21h30, inclusive aos domingos.

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