Foram 33 dias de portas fechadas, de 21 de março a 22 de abril, um período que serviu para muitos empresários reverem seus negócios e implementarem, de uma vez por todas, a inovação em sua rotina, como por exemplo, a venda por delivery ou pela internet, o que serviu para muitos sobreviverem e, ao mesmo tempo, atenderem a população na fase da quarentena. Para muitos, a experiência veio para ficar e os negócios online incorporados ao dia a dia da empresa. No intuito de dar força a estes empreendedores, a Associação Comercial de Pelotas (ACP) firmou uma parceria com a plataforma Jubatus para vendas online, explica o presidente da entidade, Mauro Roberto Bom.
A ideia foi lançada durante live, com a participação dos sócios da Jubatus, Cândido Moraes e Gabriel Cunha, com o tema “Realizando a Transformação Digital da Sua Empresa”, que explicaram aos interessados como aderir à plataforma. O conteúdo pode ser assistido na íntegra na página da entidade no Facebook (@acpelotas).
Segundo Bom, a ACP integra o Conselho Pró-Economia criado pela Prefeitura, e a intenção é auxiliar os empresários pelotenses nesse momento de isolamento social e redução das vendas físicas, a fim de incentivar o comércio online. A iniciativa teve o apoio do Pelotas Parque Tecnológico e do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel), já que a Jubatus é uma empresa incubada.
A plataforma de compras de Pelotas é um shopping virtual, que dá aos empresários a oportunidade de divulgarem seus produtos e criarem seu próprio e-commerce, vendendo seus produtos online para moradores de Pelotas. “Além de oferecer uma entrega rápida ao consumidor, a plataforma ainda se responsabiliza pela logística da entrega e de cadastro de produtos, facilitando o processo para as empresas”, afirma. Os associados à ACP recebem um desconto.
“Este foi um momento de tomada de decisões, pois muitos que pensaram em mudar os seus negócios e deixaram para depois, tiveram que repensar sua decisão”, diz o presidente. De acordo com ele, desde o lançamento da live, em duas semanas a plataforma já contava com 15 clientes.
Conforme o presidente, o impacto no faturamento nos negócios em geral na cidade foi de 70%. “Somente a ACP teve uma queda de receita de 30%”, salienta. Para se ter uma ideia do volume global, Pelotas tem segundo dados do Sebrae, 36.408 empresas, 13.322 do setor do comércio e 16.058 de serviços. O restante, 3.531 são indústrias, 3.337 da área de construção civil e 160, da agropecuária. “Dessas mais de 16 mil que prestam serviços são Microempreendedores Individuais (MEIs) e muitos ficaram sem renda nenhuma”, destaca.
Segundo Bom, há casos de empresas que não irão conseguir se manter, pois o mercado não voltou aquecido como se esperava e as vendas ficam entre 40% e 50% do que eram antes. “A ajuda governamental é importante e o que se precisa no momento é capital de giro acessível e barato, principalmente para os pequenos negócios”, diz.
Mesmo com este impacto econômico devastador, o empresário consegue enxergar o lado positivo da pandemia. “Depois de muito se falar, durante anos, décadas, tanto o país quanto o Estado se voltaram para cuidar de algo fundamental que é a saúde”, ressalta Bom. Segundo ele, as entidades de classe como a Associação Comercial sempre se preocuparam com questões tanto na área da saúde quanto da educação e também com a condição social da comunidade. “O que se vê é todos se preocupando com o todo”, comenta.
A entidade deve continuar lançando periodicamente um novo trabalho com as empresas, tanto no site quanto em lives, promovendo um bate-papo entre sócios, com orientações e troca de experiências. “Queremos superar este momento juntos e seguir em frente”, ressalta. Entre os eventos que devem utilizar o formato online é o Tá na Hora, promovido mensalmente pela entidade.
Neste período, a ACP também esteve à frente de ações sociais, junto com o Aliança Pelotas, Sesc e outras entidades, arrecadando alimentos e material de higiene e limpeza para destinação a entidades assistenciais da cidade. Foram arrecadados três toneladas de alimentos, 800 quilos de material de higiene e limpeza, produzidos mais de 50 litros de álcool gel destinados ao Centro de Síndromes Gripais do município, 400 toalhas para o Hospital de Campanha, adquiridas através de vaquinha feita pela entidade.
No momento, realiza sua campanha do agasalho anual, com cinco postos de arrecadação na cidade. “A ACP não ficou parada, temos que seguir em frente e muitas destas ações foram possíveis graças aos nossos patrocinadores”, finaliza Bom.