Com a proximidade do Dia dos Pais, o comércio pelotense aposta em promoções para chamar atenção do público. O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas aponta um crescimento de 4% das vendas comparado ao ano passado. Apesar das boas expectativas, comerciantes de alguns setores relatam uma queda nas movimentações. A estimativa é de maior fluxo entre sexta-feira (9) e sábado (10).
O levantamento do Sindilojas, realizado 10 dias antes da data, apontou que o ticket médio de vendas estava em R$ 143,00, o que deveria crescer caso o frio permanecesse. No entanto, segundo o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, a oscilação nas temperaturas tem sido um impasse para os lojistas. Outro problema visualizado pelos comerciantes é a chuva que marcou presença na semana anterior à data, espantando os compradores das ruas. “Se programa para ser uma data comemorativa muito boa, mas em especial esse mês ele não está entrando tão bom. Talvez em função da chuva”, conta Léia Becker, gerente de uma loja de roupas.
Ao contrário do esperado, a gerente relata que maio e junho foram melhores do que julho e o início de agosto. Segundo Léia, um dos possíveis motivos para esse fomento naquele período de enchente eram os benefícios de calamidade disponibilizados pelo governo. “Já hoje, por exemplo, é o quinto dia útil e você não vê movimento nem de pedestre circulando, né? Está bem complicado aqui”, acrescenta. Também afirma perceber um declínio de vendas comparado ao mesmo período do ano passado.
A estratégia usada pela loja foi adiantar a liquidação de inverno, com promoções de até 50% de desconto. “Normalmente, essa liquidação é após o Dia dos Pais, mas já começamos dia 5 justamente pra ver se a gente dá um vapor melhor na semana”, explica Léia. Segundo ela, os principais itens procurados para a data são camisetas, camisas polo e calças jeans.
A queda nas vendas nos meses de julho e agosto também foi notada por Ana Silveira, gerente de uma loja de sapatos. “A gente está tentando, sempre mostrando produtos que sejam mais chamativos para os clientes, mas a expectativa não está sendo alcançada”, relata. Apesar do baixo fluxo, a gerente revela que o cenário é bem parecido com o enfrentado pela loja no ano passado. A expectativa da comerciante, assim como de muitos outros trabalhadores do comércio, é de aumento de vendas no final da semana, sexta e sábado.
Na loja, a aposta é utilizar a vitrine, deixando à mostra os tênis com mais opções de numeração e maior saída, mochilas e calças de moletom. De acordo com a gerente, além de calçados confortáveis, os presentes mais procurados nesta época são as carteiras. No entanto, devido às enchentes, muitos pedidos desse tipo de item acabaram não chegando na loja.
Apesar do cenário não tão positivo, Mauro Blank, caixa de um estabelecimento de roupas e artigos esportivos, mantem-se otimista para o fim de semana. “A gente está com bastante expectativa, estamos bem preparados para o final de semana. Acreditamos que lá por sexta e sábado as vendas devem aumentar bastante”, conta. Falando sobre a mesma data em 2023, Blank afirma também notar uma diminuição no fluxo, o que ele atribui às chuvas do início de agosto.
Quanto aos presentes mais procurados na loja, destacam-se as camisas de times de futebol e sapatos sociais. Além disso, o aumento do catálogo de artigos esportivos também tem agregado bastante nas vendas. A tática adotada pelo estabelecimento para o Dia dos Pais foi a utilização de uma promoção com sorteio. Em compras acima de R$ 99,90, os clientes recebem um cupom para concorrer a R$ 200,00 em compras na loja.
Outra perspectiva positiva veio de Cheyenne Lima, líder de loja de uma franquia de cosméticos. No estabelecimento, é esperado um crescimento de 20% nas vendas para a data. Mesmo com o clima, a comerciante afirma já estar recebendo bastante movimento. “O Dia das Mães foi um pouco mais tranquilo, no Dia dos Namorados já tivemos um crescimento e acreditamos que para agosto também teremos”, explica ela.
A aposta da franquia são os kits para os pais, que estão com desconto de até 30%. Porém, há também produtos unitários na promoção, bem como é possível utilizar o desconto fidelidade dos clientes na compra.