Comércio pelotense aposta em promoções para chamar atenção do público às compras de Dia dos Pais

Lojas estão apostando nas liquidações antecipadas para aumentar as vendas, com estimativa de maior fluxo entre sexta-feira (9) e sábado (10). (Foto: Julia Barcelos/JTR)

Com a proximidade do Dia dos Pais, o comércio pelotense aposta em promoções para chamar atenção do público. O Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas apon­ta um crescimento de 4% das vendas comparado ao ano passado. Apesar das boas expectativas, comerciantes de alguns setores relatam uma que­da nas movimentações. A estimativa é de maior fluxo entre sexta-feira (9) e sábado (10).

O levantamento do Sindilojas, re­alizado 10 dias antes da data, apon­tou que o ticket médio de vendas estava em R$ 143,00, o que deveria crescer caso o frio permanecesse. No entanto, segundo o presidente do Sindilojas, Renzo Antonioli, a os­cilação nas temperaturas tem sido um impasse para os lojistas. Outro problema visualizado pelos comer­ciantes é a chuva que marcou pre­sença na semana anterior à data, espantando os compradores das ruas. “Se programa para ser uma data comemorativa muito boa, mas em especial esse mês ele não está entrando tão bom. Talvez em fun­ção da chuva”, conta Léia Becker, gerente de uma loja de roupas.

Ao contrário do esperado, a ge­rente relata que maio e junho foram melhores do que julho e o início de agosto. Segundo Léia, um dos pos­síveis motivos para esse fomento naquele período de enchente eram os benefícios de calamidade disponi­bilizados pelo governo. “Já hoje, por exemplo, é o quinto dia útil e você não vê movimento nem de pedestre circulando, né? Está bem complica­do aqui”, acrescenta. Também afir­ma perceber um declínio de vendas comparado ao mesmo período do ano passado.

A estratégia usada pela loja foi adiantar a liquidação de inverno, com promoções de até 50% de desconto. “Normalmente, essa liquidação é após o Dia dos Pais, mas já começamos dia 5 justamente pra ver se a gente dá um vapor melhor na semana”, explica Léia. Segundo ela, os principais itens procurados para a data são camise­tas, camisas polo e calças jeans.

A queda nas vendas nos meses de julho e agosto também foi nota­da por Ana Silveira, gerente de uma loja de sapatos. “A gente está ten­tando, sempre mostrando produ­tos que sejam mais chamativos para os clientes, mas a expectativa não está sendo alcançada”, relata. Ape­sar do baixo fluxo, a gerente revela que o cenário é bem parecido com o enfrentado pela loja no ano pas­sado. A expectativa da comerciante, assim como de muitos outros traba­lhadores do comércio, é de aumento de vendas no final da semana, sex­ta e sábado.

Na loja, a aposta é utilizar a vitri­ne, deixando à mostra os tênis com mais opções de numeração e maior saída, mochilas e calças de moletom. De acordo com a gerente, além de calçados confortáveis, os presentes mais procurados nesta época são as carteiras. No entanto, devido às enchentes, muitos pedidos desse tipo de item acabaram não chegan­do na loja.

Apesar do cenário não tão positi­vo, Mauro Blank, caixa de um esta­belecimento de roupas e artigos es­portivos, mantem-se otimista para o fim de semana. “A gente está com bastante expectativa, estamos bem preparados para o final de semana. Acreditamos que lá por sexta e sá­bado as vendas devem aumentar bastante”, conta. Falando sobre a mesma data em 2023, Blank afirma também notar uma diminuição no fluxo, o que ele atribui às chuvas do início de agosto.

Quanto aos presentes mais pro­curados na loja, destacam-se as ca­misas de times de futebol e sapatos sociais. Além disso, o aumento do ca­tálogo de artigos esportivos também tem agregado bastante nas vendas. A tática adotada pelo estabelecimen­to para o Dia dos Pais foi a utilização de uma promoção com sorteio. Em compras acima de R$ 99,90, os clien­tes recebem um cupom para concor­rer a R$ 200,00 em compras na loja.

Outra perspectiva positiva veio de Cheyenne Lima, líder de loja de uma franquia de cosméticos. No estabele­cimento, é esperado um crescimen­to de 20% nas vendas para a data. Mesmo com o clima, a comerciante afirma já estar recebendo bastante movimento. “O Dia das Mães foi um pouco mais tranquilo, no Dia dos Na­morados já tivemos um crescimento e acreditamos que para agosto tam­bém teremos”, explica ela.

A aposta da franquia são os kits para os pais, que estão com des­conto de até 30%. Porém, há tam­bém produtos unitários na promo­ção, bem como é possível utilizar o desconto fidelidade dos clientes na compra.

Comerciantes acreditam que principalmente a chuva que marcou presença na semana anterior ao Dia dos Pais acabou espantando os compradores das ruas. (Foto: Julia Barcelos/JTR)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome