Primeira noite do retorno do Carnaval pelotense reúne milhares de pessoas na Passarela do Samba

A folia segue neste sábado (25) e domingo (26). (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

O Carnaval pelotense retornou, nesta sexta-feira (24), após três anos de festas impedidas pela pandemia. Pela primeira vez, desde 2019, os blocos burlescos entraram na Passarela do Samba com muita animação. A folia segue neste sábado (25) e domingo (26).

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) avaliou que o retorno do Carnaval, tão esperado pela população, mostrou a disposição e a vontade reconstruir e de curtir a festa popular. “É a cultura pelotense se expressando. Depois de três anos de ausência, a tradicional festa, a folia voltou, com muita saudade e samba no pé”, afirmou. Ela parabenizou a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) pela estrutura montada para a festa, financiada com recursos da prefeitura.

Durante a noite, sete blocos – Lobos da Cerca; Integração, Saúde e Educação; Mafa do Colono; Bruxa da Várzea; Bafo da Onça; Tesoura da Tiradentes e Candinhas da Cerquinha – apresentaram muita alegria e bom humor com músicas tradicionais, sucessos atuais e paródias, com bateria e cantores que levantaram os participantes e público.

O trabalho de conscientização da população foi feito por alguns blocos que lembraram que o respeito é sempre uma prioridade, integrantes levaram cartazes pelos direitos das mulheres, dos negros, pela diversidade sexual, além de valorização da saúde e educação.

A Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da Centro de Referência de Atendimento à Mulher, participou desse movimento, conversando com os foliões sobre assédio sexual, carimbando a frase “Não é Não”, solicitado especialmente pelas mulheres, e distribuindo camisinhas para que ninguém se colocasse em risco.

Durante toda a noite a prefeita conversou com os foliões que a abordavam com agradecimentos e demandas na passagem pelo camarote em que ela estava, onde também recebeu presentes como camisetas dos blocos e estandartes. O secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, disse que mais uma vez a participação popular e a presença de famílias surpreendeu na tradicional noite dos burlescos, e lembrou que foi apenas a primeira noite, e que a zona do Porto ainda terá muita festa até domingo.

Blocos desfilam pela Passarela do Samba em Pelotas. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Confira o que ainda vai rolar na folia pelotense

Sábado (25)

Concurso Bandas Carnavalescas

21h – Explosão

22h10min – Leocádia

23h20min – Meta Carnavalesca

0h30min – Xavabanda

1h40min – Dona da Noite

2h50min – Kibandaço

4h10min – Entre a Cruz e a Espada

Domingo (26)

13h – Apuração concurso bandas e burlescos

Participações

18h – Banda Edu Polvo

19h – Escola Mirim Águia de Ouro

20h – Escola Mirim Super Pateta

21h – Bloco do Mapa e Amigos do Sereno com entrega, no final, das premiações de 1°, 2° e 3° lugares dos blocos burlescos

22h – 3° lugar Bandas

23h – vice-campeã Bandas

0h – campeã Bandas

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome