Pelotas: Theatro Sete de Abril está mais próximo da inauguração

Theatro ainda passa por ajustes até a inauguração, prevista para o início de 2023. (Foto: Rodrigo Chagas)

O final do primeiro semestre deste ano se destaca pelo término da restauração do Theatro Sete de Abril. Já o segundo semestre está reservado para a etapa de pequenos acabamentos, de acordo com o diretor Giorgio Ronna.

Alguns elementos que receberão atenção durante esse processo são: forração das paredes de camarote, finalização da iluminação interna do prédio, colocação das soquetes e finalização da rede elétrica. Além disso, no que se refere à etapa final, está destinada também a compra e instalação de mobiliários – poltronas da plateia e cadeiras de camarote.

Por fim, no final desse mesmo período, há planos relacionados à aquisição da caixa cênica, que abrange vestimentas cênicas, tecidos, sistemas de varas para iluminação e cenário. Com isso a expectativa é que o local seja inaugurado no início de 2023.

Mesmo em período de restauração, o Theatro Sete de Abril sediou atividades que valorizam a cultura, como a oficina realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), intitulada O Circo e a Contemporaneidade, a gravação do show de Vitor Ramil, momento em que lançou seu disco – Avenida Angélica – e a gravação de um documentário produzido por alunos do curso de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). “Enquanto o Theatro não estiver finalizado para receber o público, a gente deixa ele ativo com esse tipo de atividade de valorização do espaço interno”, afirma o diretor.

Histórico e relevância cultural

Diretor do Theatro, Giorgio Ronna destaca a importância histórica do local, assim como para a promoção do contato com as artes. (Foto: Gustavo Vara)

Ronna afirma que o local foi mais que uma casa de espetáculos, pois desempenhou o papel de viabilizador de formação. Isso se deve ao fato de que, segundo ele, haviam “cursos e oficinas com nomes de relevância nacional: Augusto Boal, Fernanda Montenegro, Luiz Paulo Vasconcellos”. Essas ocasiões contribuíram para o estabelecimento de profissionais da área, assim como evidencia sua experiência. “Eu mesmo sou, digamos um filho do Theatro Sete de Abril, por que eu assisti a primeira edição do festival de teatro ali, em 1986, e decidi fazer teatro depois daquela experiência”, declara.

Nesse sentido, o espaço possui um histórico significativo, pois proporcionou aos seus usuários, no século XIX, absorver conhecimentos ímpares sobre as artes cênicas, visto que as companhias europeias vindas pela costa brasileira – Rio de Janeiro e São Paulo – com destino a Montevidéu e Buenos Aires faziam paradas em Pelotas com o objetivo de se apresentarem no Theatro.

Esse cenário propiciou um intercâmbio de ideias e práticas a nível estadual, nacional e internacional. “O festival de teatro ele recebia nas suas edições do final dos anos 80 e [início dos] anos 90 espetáculos do Uruguai, da Argentina, da Colômbia. Isso para a nossa geração foi muito importante, a gente ter contato com essas práticas”, enfatiza.

Atualmente, o espaço também se mantém como meio que propaga a prática teatral e reforça a formação. Duas edições de oficinas em parceria com o Sesc Dramaturgia ocorreram, durante a pandemia, com temas relacionados a escrita dramatúrgica e dramaturgia da iluminação.

O Theatro também conta com um núcleo de dramaturgia. Núcleos de atuação e performance, bem como de cenografia estão sendo planejados. “O Theatro terá esse papel de produção de conhecimento, de formação das novas gerações das artes cênicas, tanto no caráter técnico – de iluminação e cinegrafia -, quanto nos das artes cênicas propriamente ditas – de dança, circo e teatro”, afirma o diretor, que ainda externa a preocupação existente com a formação e o aperfeiçoamento profissional.

Em relação às atividades pretendidas, o Theatro estabelecerá uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, focalizando o contato das crianças e jovens com o espaço cultural.

“A gente quer muito que a nova geração, que essas crianças e jovens, estejam presentes aqui no Theatro semanalmente, todos frequentando a programação artística do Theatro, tendo oportunidade de fazer cursos e conhecer como atuam, como se dirige e como se escreve teatro, como se trabalha com coreografia de dança contemporânea”, diz Ronna, que também salienta a intenção de que o Theatro Sete de Abril pertença a todas as regiões do município, estando aberto a todos os grupos de dança e teatro, primeiramente, das escolas municipais, de modo que até mesmo as famílias dos alunos possam entrar em contato com o espaço.

Por fim, o diretor afirma que o local trabalhará em prol do protagonismo das cenas locais. “O Theatro vai estar sempre de portas abertas para as diferentes cenas artísticas de Pelotas”, finaliza.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome