Pelotas terá desfile de blocos de rua neste final de semana

Programação completa dos grupos carnavalescos estende-se até a primeira semana de março. (Foto: Arquivo/Prefeitura Municipal de Pelotas)

O Carnaval de Pelotas tem programação definida para o feriadão. Os desfiles que ocorrerão fora da passarela serão liderados por blocos que vão levar muito samba e alegria para diversos pontos da cidade. Para este final de semana (18 e 19), estão programados oito grupos carnavalescos.

De acordo com a programação elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o primeiro bloco a desfilar, no sábado (18), é o Jacaré da Lagoa, que começa às 14h com partida da rua 15 de Novembro. No mesmo dia, o Cordão do Ponto Chic faz festa no Calçadão da 7 de Setembro a partir das 13h.

Os blocos Língua Maldita, Bloco Saca-rolha, Banda Jardim, Bloco do Mapa, Batucantada, Bloco do Bonde também irão para a rua durante o feriado (veja programação completa abaixo).

A programação foi definida em parceria com os representantes dos blocos, da Secult, Guarda Municipal, Brigada Militar e agentes de Trânsito, com o objetivo de a folia transcorrer com segurança. Além das forças municipais, cada grupo vai contar com equipes de segurança privada, de acordo com o número de foliões participantes.

“A nossa expectativa é que o feriado de Carnaval seja de muita festa e alegria para os pelotenses. Estamos trabalhando bastante para realizar um Carnaval de qualidade, com segurança, organização e mobilidade urbana para a população e visitantes. Deixo o meu convite para que todos participem dos blocos e também do Carnaval na passarela, na próxima semana”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo.

Os desfiles das bandas carnavalescas e dos blocos burlescos na passarela será nos dias 24, 25 e 26, na rua Conde de Porto Alegre.

Confira dicas para curtir o Carnaval

O brilho, a fantasia e a alegria são itens preciosos para se esbaldar nos bloquinhos, mas há certos cuidados que são essenciais para garantir um Carnaval mais legal para todo mundo. Veja, abaixo, algumas dicas para curtir a folia com segurança, bem-estar e cuidando da cidade:

Saiba que não é não

A frase é repetida há vários carnavais, mas é sempre bom lembrar: não é não! A folia só é legal se for divertida para todos. Por isso, a recomendação é respeitar o espaço do outro e, nem de brincadeira, tocar ou tentar beijar alguém sem consentimento. Lembre-se: a importunação sexual é crime.

Não dirija depois de beber

Álcool e direção não combinam em nenhuma época do ano. Um estudo do Detran/RS mostrou que o álcool estava presente no sangue de 39,2% dos condutores mortos em acidentes de trânsito e que os tipos de ocorrências mais comuns entre os alcoolizados tiveram o total de 1.369 acidentes fatais em 2021. Se beber não dirija.

A Secretaria de Transporte Trânsito reforça que não se deve dirigir se dormir pouco; mexer no celular enquanto dirigir; deixar de fazer check-up no veículo antes de pegar a estrada; respeitar os limites de velocidade, as leis de trânsito e as intervenções em vias públicas onde acontecem os eventos carnavalescos.

Não use roupas étnicas como fantasia

Do cocar dos indígenas ao cabelo black power da população negra, a história desses grupos não é fantasia. Usar esses itens pode até parecer homenagem, mas na verdade transformar símbolos étnicos em fantasia é reforçar estereótipos. Apropriar-se de elementos sagrados e símbolos para se fantasiar não é legal.

Fuja de confusão

Aproveite a festa sem entrar em confusão! Carnaval é uma festa de alegria, diversão e muito samba para todos, inclusive para as crianças. Então, aproveite sem ultrapassar os limites, não abuse de bebidas alcoólicas e, em caso de brigas, afaste-se e procure os agentes de segurança.

Não faça xixi na rua

Urinar na rua também é um problema durante o ano inteiro. Além dos maus odores em frente a residências e prédios públicos, o ato é constrangedor e desagradável. Evite o constrangimento e procure um banheiro público.

Lugar de lixo é no lixo

Lixo na rua não combina com festa. O lugar das latas, garrafas e copos plásticos é na lixeira.

  • Confira a programação completa

Cordão do Ponto Chic
Sábado (18) – das 13h às 18h30min
Local – em frente a lancheria Ponto Chic no Calçadão da rua Sete de Setembro

Jacaré da Lagoa
Sábado (18) – das 14 às 17h
Local – saída do Café Aquários, seguindo pela 15 de Novembro até a avenida Bento Gonçalves

Língua Maldita
Sábado (18) – das 14h às 16h30min
Local – rua Três de Maio, da rua José do Patrocínio e Antero Leivas

Bloco Saca-rolha
Sábado (18) – das 16 até as 19h
Local – Concentração no Café Aquários, segue pela rua 15 de Novembro, até o Mercado Central, na esquina da rua Tiradentes

Banda Jardim
Domingo (19) – das 16h30min às 19h30min
Local – avenida Amazonas até Praça Aratiba – Balneário dos Prazeres

Bloco do Mapa
Domingo (19) – das 13h30min às 18h30min
Local – Concentração na frente do Café Aquários, segue pela rua 15 de Novembro até a avenida Bento Gonçalves

Batucantada
Domingo (19) – das 18 às 20h
Local – rua Coronel Alberto Rosa, no Quadrado

Bloco do Bonde
Terça-feira (21) – das 11 às 15h
Local – saída do Copa Rio, deslocamento em torno da praça Coronel Pedro Osório, retorna Copa Rio

Bloco Lado Norte
Local – rua Santa Clara, entre São Luiz e São Jorge, das 17h às 21h

Batucantada
Local – rua Álvaro Chaves, entre Benjamin Constant e Conde Porto Alegre, das 18 às 22h
Bloquinho Da Xava
Local – avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre as ruas General Neto e Tiradentes, das 18h às 20h30min

100 Limites do Simões
Dia 12 de março – das 17 às 21h
Local – rua Sete de Abril esquina Barão de Iguatemi, no Fragata

Tira corda do Meu Bloco
Dia 4 de março – das 18 às 20h
Local – rua 15 de Novembro, esquina praça Coronel Pedro Osório, até o Largo do Mercado

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome