Pelotas: Laranjal recebe cerca de oito mil pessoas para apresentação de Vitor Ramil e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro

Vitor Ramil cantou grandes sucessos da carreira. (Foto: Paulo Rossi)

A movimentação pelas areias da Praia do Laranjal, em Pelotas, começou já no final da tarde de sábado (21), quando o público chegava com suas cadeiras para assistir a uma apresentação especial do 11º Festival Internacional Sesc de Música. Presenteados com um belo arco-íris e, posteriormente, uma noite de clima agradável, cerca de oito mil espectadores apreciaram um concerto de Vitor Ramil e Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, com a regência do maestro Evandro Matté.

Praia ficou lotada para assistir à apresentação. (Foto: Paulo Rossi)

O repertório contou com obras de César Guerra-Peixe, de Camargo Guarnieri e de clássicos de Vitor Ramil. O compositor, letrista e cantor destacou durante a apresentação a emoção de estar no palco em um local que frequenta durante toda sua vida. “Eu acompanhei o Festival desde a primeira edição e sempre quis participar, pois sei da importância que ele tem para a cidade de Pelotas. Então essa noite está muito especial”, disse. Entre os sucessos interpretados estavam “Estrela, estrela”, “Joquim” e “Ramilonga”.

Ramil e a Orquestra já se apresentaram juntos em outros momentos, incluindo a gravação do álbum “Foi no mês que vem”, o que contribuiu ainda mais para o resultado da apresentação deste final de semana. “O espetáculo foi muito bonito e emocionante, pois estar com Vitor Ramil, com toda sua história e trajetória, cantando com a orquestra no local em que ele compôs grande parte de suas músicas é muito especial, além da presença impactante do público para receber música de qualidade”, ressaltou o maestro.

Ramil e a Orquestra já se apresentaram juntos em outros momentos, incluindo a gravação do álbum “Foi no mês que vem”. (Foto: Paulo Rossi)

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome