A III Semana Cultural da Catedral começa hoje (16) e se estende até domingo (21) com uma série de atividades que exaltam a importância dos projetos que mantém íntegro este importante patrimônio histórico, artístico e cultural.
Com o tema “Passado, presente e futuro” o evento terá missa de abertura às 18h, com participação da Sociedade Pelotense Música pela Música. Na ocasião o pároco Luiz Boari faz a entrega do projeto “Abrace a Catedral”, iniciativa da Comissão de Restauro da Catedral que teve como objetivo estimular a comunidade a “adotar” o restauro das 14 colunas do templo.
“O restauro das colunas passou por um detalhado processo de recuperação, desde a escaiola ao estuque, através de técnicas artesanais manuseadas por restauradores e hoje celebramos com alegria mais esta etapa vencida”, destaca Boari.
Durante a missa também será inaugurada a exposição que estará aberta ao público durante a semana, onde são retratadas diversas ações de preservação do templo por mais de duas décadas, incluindo o atual projeto de restauro da Torre Sul e ações de Educação Patrimonial.
Entre quarta-feira (17) e sexta-feira (19) a comunidade poderá fazer a visita guiada, sempre às 16h, conduzida museólogo Everton Lautenschalger. Os interessados terão a oportunidade de conhecer mais profundamente os detalhes do templo que é o marco zero de fundação da cidade. As coordenadoras de Educação Patrimonial (EP), Liza Bilhalva e Marta Bonow recepcionarão, junto com o museólogo, alguns estudantes do Instituto São Benedito e Colégio Gonzaga que participam atualmente das atividades.
No sábado (20), entre 14h e 17h30, a arquiteta e urbanista Ana Paula de Andrea Dametto promove uma imersão com a comunidade chamada “Jardins Históricos de Pelotas – (re)conhecer para valorizar e preservar”. A programação contempla as seguintes etapas: Caminhada dialogada pela Praça José Bonifácio; Fotografe a Praça – como ela é para você?; Desenhe a Praça – o que mais te chama a atenção? A iniciativa faz parte dos estudos in situ da tese de doutorado da arquiteta e está inserida no contexto do projeto de extensão REDELAB, especificamente na ação Sketchers Urbanos da UFPel.
Durante toda Semana Cultural a igreja estará aberta ao público das 10h às 11h30 e das 14h às 17h30. O encerramento da programação será no domingo (21), às 17h30, com a entrega do projeto “Portas da História” realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio integral da Josapar. Após, às 18h30, depois da simbólica entrega da obra, acontece a tradicional missa de domingo.
Serviço:
III SEMANA CULTURAL DA CATEDRAL
16 a 21 de novembro
16/11:
18h – Missa de abertura da Semana Cultural da Catedral com Sociedade Pelotense Música pela Música.
- Entrega do projeto “Abrace a Catedral – Restauro de 14 colunas”.
- Início da “Exposição Catedral: passado, presente e futuro”.
17, 18 e 19/11:
16h – Visita guiada, aberta à comunidade, com o museólogo Everton Lautenschalger.
20/11:
14h às 17h30 atividade com a comunidade “Jardins Históricos de Pelotas – (re)conhecer para valorizar e preservar”, atividade, conduzido pela arquiteta Ana Paula de Andrea Dametto.
21/11:
17h30 – Entrega do projeto “Portas da História.
18h30 – Missa de encerramento da III Semana Cultural da Catedral.