Com informações da Assessoria de Imprensa
Há dez anos, o Festival Internacional Sesc de Música virou um acontecimento na vida dos pelotenses e está assinalado na agenda da cidade para o mês de janeiro. A partir da próxima segunda-feira (20) até o dia 31, os mais diversos locais da cidade se tornam palcos para receber os concertos que neste ano, têm a participação de professores de 14 países e 400 estudantes de toda a América Latina. Serão mais de 60 concertos e apresentações, além de aulas com professores brasileiros e estrangeiros para os estudantes de música.
Um dos momentos mais esperados é o tradicional cortejo musical, que acontece no primeiro dia do festival, quando os participantes, professores e alunos, marcam a sua presença na cidade. Eles saem do Largo do Mercado, às 18h, e seguem pelos calçadões da Andrade Neves e Sete de Setembro e retornam ao Mercado, tocando marchinhas de Carnaval.
“Nestas duas semanas do festival, a cidade volta a viver um ritmo normal e muitas pessoas programam suas férias para antes ou após o evento”, salienta o gerente do Sesc Pelotas, Luís Fernando Parada, referindo-se ao impacto sobre a movimentação da cidade, que nesta época sofre esvaziamento por conta das férias escolares e das universidades.
Ele destaca ainda o efeito positivo sobre o consumo de bens e serviços, gerado pela movimentação de participantes, professores e alunos, que vêm de fora. Há também aqueles que vêm para assistir os espetáculos, o que incrementa a movimentação no comércio e também no setor turístico de Pelotas e região.
O gerente de Cultura do Sesc RS, Silvio Bento, reforça o convite para que as pessoas apoiem e se façam presentes nos espetáculos que ocorrem em vários locais da cidade. Entre os destaques, ele ressalta o concerto destinado ao público infanto-juvenil, que ocorre pela primeira vez no festival, na tarde do domingo (26). “Trata-se de momento didático e de aprendizado para este público em que um marionete cachorro acompanhará o regente e explicará a importância de cada um dos instrumentos”, ressalta.
Quem estiver longe também poderá assistir aos espetáculos. Cinco concertos terão transmissão ao vivo pela internet, através do site do evento (www.sesc-rs.com.br/festival), nos dias 20, 24, 25, 26 e 31 de janeiro, a partir das 20h30.
A primeira grande atração, na segunda-feira (20) será a Orquestra Jovem Sesc Pará (OJSPA), composta por 72 músicos e regida por Rodrigo Moraes (BRA). No programa, músicas eruditas e populares como O Guarany, de Carlos Gomes; 1812 Overture, de Tchaikovsky; Suíte Popular Paraense, de Luiz Pardal; e Carnaval de Rua, de Hudson Nogueira.
Na sexta-feira (24), a Banda Sinfônica Acadêmica, formada por alunos do Festival terá a participação especial do maestro uruguaio Jorge Martin e do trompetista francês Pierre Dutot. Com instrumentos de sopro e percussão, os músicos executarão trabalhos de compositores brasileiros e internacionais, entre eles Gershwin, John Williams, Liberalquino e Villani-Côrtes.
No sábado (25), a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, sob a regência do maestro Evandro Matté (BRA), recebe Kleiton & Kledir, na Praia do Laranjal, para apresentação com composições brasileiras e sucessos da dupla, que comemora, em sua cidade natal, 40 anos de carreira.
A Orquestra Sinfônica Acadêmica, composta pelos alunos do Festival, se apresenta no Theatro Guarany, no domingo (26). No programa, a abertura Finlandia, do compositor J. Sibelius, a aria Perfido, de Beethoven, e a Sinfonia nº 8, de A. Dvorak. A apresentação será regida por Gudni Emilsson, da Islândia, e conta com a participação da solista Eiko Senda, do Japão. O encerramento, no dia 31, será ao ar livre, no Largo do Mercado Público e terá a participação do Grupo Tholl. Sob regência de Evandro Matté, a Orquestra Acadêmica apresentará música de concerto brasileira e internacional e celebrará os 250 anos do nascimento de Beethoven.
Para as apresentações no Theatro Guarany, os ingressos podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Theatro e estão limitadas a um par por pessoa. Hoje (17) ainda é possível retirar entradas para os espetáculos dos dias 20, 21 e 22, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. De segunda a sexta-feira (20 a 24), podem ser retirados os ingressos para os espetáculos dos dias 23, 26 e 27. O último lote, com entradas para os concertos dos dias 28, 29 e 30, fica disponível a partir do dia 26. A entrada é gratuita e recomenda-se a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será destinado a entidades sociais do Programa Mesa Brasil Sesc. No dia das apresentações, um lote de 100 ingressos serão disponibilizados uma hora antes. Os demais espetáculos não terão ingresso antecipado e alguns serão para público convidado.
O evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, OSPA, Unisinos, Expresso Embaixador, Biri Refrigerantes, Ecosul e Café 35.