Foi sob chuvas de aplausos, sorrisos e até lágrimas emocionadas que uma das figuras mais célebres do choro no Brasil, e precursor do ritmo em Pelotas, Joaquim Assumpção Avendano Junior foi homenageado em um concerto no Theatro Guarany, na noite desta quinta-feira (25/01), no 11º Festival Internacional Sesc de Música. O espetáculo “Avendano Junior: A Tradição do Choro em Pelotas” reuniu, além de apreciadores do músico, amigos que tocaram com ele no famoso bar Liberdade, retratado no palco com um cenário encantador, e sua esposa Rita Avendano, que recebeu o carinho do público em nome do falecido marido.
Além de Avendano, outros três compositores de renome mundial foram lembrados durante o Festival – Johannes Brahms, Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos – que encerra nesta sexta-feira, 27 de janeiro, com um concerto da Orquestra Acadêmica, formada por alunos do evento, sob a regência do maestro e diretor artístico, Evandro Matté. A apresentação acontecerá às 20h30, no Largo do Mercado Público, e é gratuita.
Vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, cerca de 350 estudantes vivenciaram dias de imersão musical com 50 professores de 10 nacionalidades. Além disso, tiveram a oportunidade de apresentar seus talentos para a comunidade pelotense e visitantes que lotaram os teatros e outros espaços onde o Festival Internacional Sesc de Música montou seus palcos para levar cultura de qualidade a todas as pessoas. Nesta sexta, além do espetáculo final, ainda podem ser apreciados o último Recital de Alunos, às 13h, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Grupo de Canto do Festival, às 15h, no mesmo local, e a Orquestra de Choro do Festival, às 17h, na Bibliotheca Pública Pelotense. Mais informações podem ser conferidas no site www.sesc-rs.com.br/festival.
Momentos do festival na quarta-feira (25)
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.