Feira do Livro é oficialmente lançada em Pelotas

Elisabete Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro (à esquerda) apresentou, ao lado da produtora cultural Theia Bender, detalhes da nova edição da feira. (Foto: Stéfane Costa/JTR)

Foi realizado, na manhã de terça-feira (10), o lançamento da 49ª edição da Feira do Livro de Pelotas. Com o tema “O Palco da Literatura”, o evento tomará conta da Praça Coronel Pedro Osório do dia 26 de outubro ao dia 15 de novembro.

Nesta edição, a feira terá como missão ressaltar a importância do incentivo à leitura para as crianças, e os pequenos terão um cantinho especial. Na Alameda das Crianças: Gigantes da Leitura, espaço desenvolvido com o apoio do Sicredi, serão realizadas atividades como oficinas de educação financeira, entrega de brindes e outras ações educativas realizadas por instituições parceiras. A estrutura foi especialmente personalizada pelo artista Gordo Muswieck.

Ainda com o objetivo de incentivar a leitura na educação infantil, o atelier Vila das Artes e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto se unem para promover o projeto Caleidoscópio da Leitura, um guia que visa trazer estímulo e novas visões acerca do trabalho literário nas escolas.

Durante o lançamento, a patrona da feira deste ano, a pedagoga, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e escritora Cristina Maria Rosa, falou sobre sua relação com a escrita, motivo pelo qual se dedica à produção literária para a primeira infância. “Eu só estou aqui porque eu amo os livros”, garantiu. Cristina garantiu que estará presente durante a feira com o objetivo de compartilhar o seu amor pela literatura.
O orador da feira, Manoel Soares Magalhães, que é escritor, artista visual, roteirista e diretor de cinema, também ressaltou o trabalho fundamental de levar a leitura para as crianças. “As pessoas que não tem contato com o livros desde a primeira idade, cinco, seis, sete anos, não vai ter um contato futuro com o livro, porque a capacidade de imaginar vai ficar reduzida em função de não haver dialogado com os escritores”, explica.

Elisabete Lovatel, presidente da Câmara Pelotense do Livro, comentou sobre a movimentação esperada para o evento, principalmente pelo público infantil. “A nossa expectativa para essa feira é levar um grande número de pessoas, principalmente as crianças, os pais, as escolas, que são tão importantes para esse momento. A gente vai ter muitos escritores diariamente na praça”, ressaltou.

Ainda sobre as crianças e o incentivo à leitura, Elisabete citou a importância das famílias levarem seus pequenos à feira. “O nosso convite é esse, muitas pessoas dizem que não gostam de ler, a gente acredita que não tem quem não goste de ler, é quem não encontrou um bom livro, e com esses períodos de excesso de internet é importante os pais pararem e priorizarem a questão da leitura e da literatura”, pontuou.

A edição especial dos 50 anos da feira já está confirmada para 2024 e recebeu aprovação através da Lei Rouanet.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome