Carnaval de Pelotas 2023 é oficialmente aberto

Prefeita Paula entrega a chave da cidade ao Rei Momo em evento que contou com o lançamento da Campanha Não é Não e do concurso de conjuntos vocais. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Após três anos, a festa mais tradicional de Pelotas está oficialmente de volta. Na noite de quarta-feira (22), a prefeita Paula Mascarenhas entregou a chave da cidade ao Rei Momo Márcio Rosa, como ato simbólico de abertura do Carnaval 2023. Os concursos dos blocos burlescos e das bandas carnavalescas serão entre esta sexta-feira (24) e o domingo (26) na Passarela do Samba.

“Quero agradecer todos os blocos, grupos e bandas carnavalescas que fazem parte dessa festa e todos que amam o Carnaval em Pelotas. Estamos de volta, depois de três anos longe da folia e, com certeza, vamos ter um grande Carnaval neste fim de semana”, destacou a prefeita.

Os festejos iniciaram-se na mesma noite, com o concurso de conjuntos vocais, realizado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) com apoio da Prefeitura. Com a presença da Corte do Carnaval, sete grupos se apresentaram na estrutura montada no Largo da Estação Ferroviária: Nena’s Bar – consagrado campeão -, Baluartes, Samba na Veia, Ladaia, Jacaré da Lagoa, Só pra Variar e Samba.

Também prestigiaram o evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Rafael Dutra, Barriga (PTB) e Carla Cassais (PT), a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, e o diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura, André Müller, além do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Scherdien, e agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal.

Campanha de combate ao assédio

Campanha Não é Não. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Para intensificar o combate ao assédio contra mulheres, a Prefeitura lançou, durante a abertura oficial do Carnaval, a campanha Não é Não. A presença de servidores vestidos com camisetas padronizadas e carimbos com os dizeres Não é Não, durante os desfiles, terá como objetivo encorajar as mulheres a denunciar situações desconfortáveis e mostrar que não estão sozinhas.

“Lançamos essa campanha no Carnaval e vamos acompanhar a pauta, durante o ano inteiro, no Fórum Permanente de Proteção às Relações Humanas. O que pedimos é muita alegria e respeito, respeito às mulheres e não ao assédio”, frisou Paula.

A iniciativa é nacional e existe desde 2020 em Pelotas, organizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência e a Câmara de Vereadores. Devido à pandemia da Covid-19, essa é a segunda edição da campanha na cidade.

“Queremos atuar na folia e informar que as mulheres têm direito de dizer não e são amparadas pela lei. Mesmo em 2023, precisamos reforçar a fala que não é uma palavra única e não precisa vir acompanhada de nenhum outro argumento. Precisamos ser respeitadas”, defendeu a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Paola Fernandes.

Confira a programação completa do Carnaval de Pelotas

Pelotas já vive o Carnaval desde o feriadão, que foi marcado pelos desfiles dos blocos de rua no sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21). Nesta sexta-feira, a partir das 21h, os burlescos abrem a primeira noite na Passarela do Samba, na rua Conde de Porto Alegre, no Porto. No sábado (25), será a vez das bandas a partir das 16h. A apuração dos votos será no domingo às 13h, com o desfile das três primeiras bandas campeãs do Carnaval 2023 e a premiação dos blocos burlescos.

Corte do Carnaval 2023. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A venda dos ingressos está em andamento na banca 37 do Mercado Central, com entrada pela rua Andrade Neves, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min. O ingresso individual custa R$ 13,00 por noite e R$ 28,00 o passaporte para três noites.

  • Sexta-feira (24)

21h: participação de Lobos da Cerca

22h: participação do Bloco da Integração, Saúde e Educação concurso Blocos Burlescos

23h: Mafa do Colono

0h10min: Bruxa da Várzea

1h20min: Bafo da Onça

2h30min: Tesoura da Tiradentes

3h40min: Candinhas da Cerquinha

  • Sábado (25)

Abertura oficial

16h: Banda Empolgação Participações

18h: Cruzmaltense

19h45min: Boloduchos

Concurso Bandas Carnavalescas

21h: Explosão

22h10min: Leocádia

23h20min: Meta Carnavalesca

0h30min: Xavabanda

1h40min: Dona da Noite

2h50min: Kibandaço

4h10min: Entre a Cruz e a Espada

  • Domingo (26)

13h: Apuração dos concursos bandas e burlescos

Participações 18h: Banda Edu Polvo

19h: Escola mirim Águia de Ouro

20h: Escola mirim Super Pateta

21h: Bloco do Mapa e Amigos do Sereno com entrega, no final do desfile, das premiações de 1°, 2° e 3° lugares dos blocos burlescos

22h: 3° lugar bandas

23h: Vice-campeã bandas

00h: Campeã bandas

No dia 18 de março, na avenida Bento Gonçalves, vão desfilar as escolas do Grupo Especial. A chamada Noite das Campeãs terá participação das escolas de samba Academia do Samba, General Telles e Unidos do Fragata, além das duas escolas mirins, Ramirinho e Mocidade do Simões.