6ª Deutsches Fest enaltece a cultura germânica em Pelotas no próximo sábado (15)

Nesta edição, a Festa é representada pelas jovens Caroline Rutz, Eduarda Vasconcellos e Alice Barz. (Foto: Divulgação)

Com a proposta de ser uma Oktoberfest fora de época, a Deutsches Fest 2025 acontece no dia 15 de fevereiro, na Sociedade Recreativa XV de Julho, em Pelotas, a partir das 20h30. Em sua 6ª edição, a Festa traz elementos tradicionais da cultura germânica, como bandas e danças típicas, gastronomia alemã e concurso de chopp em metro.

Entre as principais atrações do evento estão as apresentações dos grupos musicais Super Banda Santa Cruz e La Montanara, que embalarão a Festa até as 5h de domingo (16). A gastronomia é representada pelo típico rievelsback, enquanto a bebida principal será o chopp artesanal Ralf Beer. Além das comidas tradicionais, haverá a venda de batata frita, cachorro-quente, entre outros.

Neste ano, a Festa é representada pelas soberanas Eduarda Vasconcellos, Alice Barz e Caroline Rutz, três jovens de 19 anos nitidamente empolgadas e orgulhosas com o evento e o que ele simboliza. Segundo Caroline, participar da Corte é um sonho realizado, também ressalta o imenso carinho recebido das pessoas. “A gente chega nos lugares e as pessoas já vêm nos abraçar, elogiar, principalmente as crianças e os idosos, né? As criancinhas com os olhinhos brilhando. A gente se sente muito feliz sendo recebida com tanto amor, principalmente nas comunidades, que sempre dão lembrancinhas pra gente, são muito atenciosas, nos dão um espaço no palco, quantas vezes for preciso”, relatou.

Para Eduarda, nascida em família com raízes germânicas, ser representante da Deutsches Fest é uma forma de perpetuar essa cultura. “Porque vamos perdendo, ao longo do tempo, essa tradição, principalmente aqui na cidade. Então, para Pelotas é uma oportunidade muito grande e, para nós, é um sentimento de muita honra estar representando essa classe, que muitas vezes é esquecida”, contou a jovem.

Completando a fala da colega, Alice explica que a escolha pela data, em fevereiro, tem o propósito de relembrar essa tradição fora das épocas convencionais – como outubro, com as Oktoberfests –, além de proporcionar uma alternativa para o público que não aprecia o Carnaval. “Porque têm pessoas mais antigas, descendentes da cultura alemã, que não tem esse hábito de ir ao Carnaval por ser uma festa mais da cultura brasileira”, acrescentou.

No momento, os ingressos estão em período de vendas antecipadas no valor de R$ 25 e podem ser adquiridos por meio do WhatsApp pelos números (53) 99167-6596 ou (53) 98101-4760; ou nos pontos de venda espalhados por Pelotas e em Arroio do Padre. Para aqueles que comprarem o ingresso na entrada, o valor é R$ 35. Além disso, as pessoas que chegarem até as 23h e estiverem caracterizadas com o traje completo de roupas típicas têm entrada gratuita.

Locais para compra dos ingressos:
• Salão de Beleza do Iron – rua São Paulo, Quadra 6, Bloco 618, Apartamento 618 – Cohab Lindóia;
• Mercado Turoff – rua Abino Ferreira Cardoso, n° 2072 – Sítio Floresta;
• Estúdio Home – rua General Neto, n° 1006, Centro – Calçadão;
• Loja Millus – avenida 17 de Abril, Centro – Arroio do Padre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome