
No dia 19 de janeiro de 2021, Pedro Osório deu o primeiro passo para a vacinação da comunidade contra a Covid-19. Em cerimônia na Unidade Básica de Saúde José Leite, foram aplicadas as primeiras duas doses do imunizante da Coronavac em representantes dos primeiros grupos vacinados, a enfermeira Sônia Alves e a residente do Lar de Idosos São Francisco de Assis, Marlene Machado.
“Estou muito agradecida de poder participar desse momento. Espero que com a vacina a gente consiga continuar nossa vida sem essa pandemia”, disse, Sonia na ocasião. “Eu agradeço em nome dos vovôs do Lar. Que todo mundo fique livre disso logo”, completou Marlene.
Um ano depois, a aplicação da vacina foi ampliada, atingindo outros grupos. As crianças entre 5 e 11 anos, receberão o imunizante no sábado (22).
“As vacinas salvam vidas. A grande prova é a queda nos dados relativos à Covid-19 em todo o país desde o início da aplicação. Nosso foco prioritário desde o começo da pandemia é a saúde e dentro da saúde nosso objetivo é imunizar o maior número possível de pessoas”, explicou o secretário de Saúde, Ricardo Alves.
A imunização representou queda nos casos e alívio nos hospitais. Em Pedro Osório, 14.525 doses já foram aplicadas durante 12 meses de campanha, com 5.982 pessoas imunizadas com pelo menos duas doses, o que representa 79,8% da população imunizada. Em todo o estado, o percentual da população residente vacinada está em 72,1%.
“Hoje convivemos com a variante Ômicron, que aumentou o contágio após as festas de fim de ano, mas a população vacinada vem sofrendo com menor intensidade as consequências do vírus”, disse o prefeito Moacir Alves (MDB).
De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na quarta-feira (19), o município registrou 941 casos desde o começo da pandemia, com 13 casos ativos, nenhum caso de internação e 26 óbitos.
Com informações da Assessoria de Imprensa