Santa Casa de Pedro Osório realiza atividades alusivas ao Janeiro Branco

As atividades foram desenvolvidas ao decorrer do mês por todos os profissionais da instituição. (Foto: Celestino Garcia)

Durante o mês de janeiro, a Santa Casa de Misericórdia de Pedro Osório realizou atividades com rodas de conversas voltadas aos cuidados com a saúde mental. Desde a chegada da pandemia de Covid-19, em março de 2020, a população enfrentou não só o vírus que deixou mais de 700 mil mortos no Brasil, mas também um sentimento persistente de medo, além de instabilidade emocional e financeira. Diante deste cenário, com um futuro cada vez mais imprevisível, a depressão, a ansiedade generalizada e o transtorno do pânico tiveram grande aumento no número de atendimentos na rede pública entre 2019 e 2023.

Assim, no mês de janeiro, ganha destaque uma campanha essencial para promover a conscientização sobre este tema que, muitas vezes, é negligenciado pela população. O Janeiro Branco, que foi iniciado no Brasil em 2014, é uma mobilização que busca estimular debates, reflexões e ações voltadas para o cuidado emocional e psicológico. Os idealizadores da ação são a psicóloga, Heloísa Helena Cardoso Bastos, que atua na instituição há 12 anos e o assistente social Iuri da Rosa dos Santos, que enfatizaram a importância desta abordagem sistemática que buscou aproximar os profissionais de todos os segmentos do hospital, elucidando a importância destes cuidados.

O nome Janeiro Branco deriva do fato de ser o primeiro mês do ano. Em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

“Nosso objetivo é salientar a importância da saúde mental, por conta disto, adotamos essa dinâmica que buscou aproximar todos grupos de profissionais que trabalham diariamente em nossa instituição com uma roda de conversa com atividades propostas em reflexão ao mês de visibilidade à saúde mental, além de formações continuadas aos funcionários e colaboradores da instituição” explicou Heloísa.

Atualmente a Santa Casa de Pedro Osório conta com o Programa de Saúde Mental que serve como referência para pacientes de toda região e desenvolve diariamente atividades e oficinas terapêuticas para os pacientes internos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome