Cerca de 60 pessoas, entre extensionistas da Emater/RS-Ascar, produtores rurais e autoridades do setor agropecuário de quatro municípios da região administrativa de Pelotas, estiveram reunidos no dia 28 de novembro, em Pedro Osório, durante o I Seminário Regional da Pecuária Familiar, promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio das Prefeituras de Cerrito e Pedro Osório.
O evento contou com a presença do gerente regional de Pelotas da Emater/RS, Ronaldo Clasen Maciel, do coordenador do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) na região de Pelotas da Emater/RS-Ascar, Edgar Martin Norenberg, da coordenadora estadual da Pecuária Familiar na Emater/RS-Ascar, Thais Michel, e do assistente técnico regional da Pecuária Familiar, Luiz Ignácio Jacques.
Criado pela SDR e executado junto às famílias rurais pela Emater/RS-Ascar, o PGSAF tem por objetivo promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares do Rio Grande do Sul.
Participaram do I Seminário Regional da Pecuária Familiar, as famílias beneficiárias do PGSAF dos municípios de Pedro Osório, Cerrito e Herval. Em Pedro Osório, 20 famílias são beneficiárias do programa, sendo que sete delas tem como atividade principal a pecuária familiar.
O pecuarista Rodrigo Lemos Espíndola, que compreende uma das unidades de referência técnica do programa, disse que “o seminário oportunizou aos pecuaristas o acesso a novos conhecimentos e a troca de experiências”.
Entre os temas do seminário estavam:
– Eficiência Reprodutiva em Gado de corte
Med. Vet. Lucas Balinhas Farias – Global Agronegócios
– Controle do Carrapato
Pesquisador Dr. José Reck (IPVDF)
Med. Vet. Thaís Michel (Emater/RS-Ascar)
– Mercado da lã
Edison Yunes Ferreira – Presidente Cooperativa Mauá – Jaguarão
– Cerca Elétrica Rural
Matheus Simões e Juliano Oliveira – JM Cerca Elétrica Rural
– Cruzamento em ovinos: Como usá-los?
Zootecnista Fernando Amarilho Silveira