Câmara de Pedro Osório se une às iniciativas locais para prevenção da Covid-19

Presidente do Legislativo, Rodrigo Silveira dos Santos, o Rodrigo Parafuso, fala sobre as ações na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)

Considerada a Casa do Povo, a Câmara de Vereadores de Pedro Osório não poderia ficar de fora das ações desencadeadas no município para a prevenção contra a Covid-19. Os representantes do Legislativo se tornaram grandes parceiros nas ações da Prefeitura no combate à pandemia. O presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Silveira dos Santos, o Rodrigo Parafuso, conta que a intenção é antecipar ao Executivo a sobra do duodécimo já do primeiro trimestre, ainda no mês de abril, para investir na compra de materiais, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e auxiliar a Santa Casa, onde está instalada a Ala Covid para os primeiros atendimentos à população.

Segundo ele, os vereadores estão atuando junto às barreiras sanitárias instaladas na entrada do município para fiscalização, orientação e prevenção à propagação da doença. Ele observa que o município já teve um número expressivo de óbitos e a intenção é evitar que se estabeleça o caos no sistema de saúde.

No entanto, o presidente entende que a população vem obedecendo as determinações da bandeira preta decretada pelo governo do Estado, o que pode ser observado pelo fraco movimento no Centro da cidade. Com a volta da cogestão, o comércio voltou a abrir, pois estava sofrendo os efeitos do fechamento. “Chegou a ser realizada uma movimentação para a reabertura pelos comerciantes, pois a geração de emprego e renda e movimentação financeira giram em torno do comércio”, salienta.

Anualmente, no período do aniversário da cidade, a Câmara outorga uma comenda para homenagear alguns cidadãos que se destacam na comunidade. “No ano passado, realizamos o evento em setembro, com todos os protocolos. Neste ano, as comemorações vão ter que esperar”, afirma Santos.

Em seu segundo mandato como vereador e primeiro como presidente da Casa, ele considera o momento como um grande desafio, já que sempre foi uma porta de entrada da população para a solução de suas demandas. “A Câmara continua aberta à comunidade, mas por conta da atual situação mantém apenas expediente interno e trabalha com apenas 25% dos funcionários a fim de manter os serviços essenciais”, explica. Além disso, os vereadores realizam revezamento nos dias em que comparecem na Casa, a fim de evitar aglomeração. As sessões são realizadas às segundas-feiras e online, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

“Os internautas são os que mais acompanham o trabalho dos vereadores através das redes sociais”, destaca. Segundo o presidente, é considerada inovação o formato online de reunião, sendo uma conquista da sua gestão, iniciada em janeiro deste ano.
Para finalizar, Santos espera que a população não relaxe nos cuidados, mantenha o distanciamento, use máscara e consiga ficar em casa o máximo possível, saindo apenas para o essencial. “Continuem se cuidando, pois a Câmara está à disposição da comunidade”, conclui.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome