Aconteceu no dia 27 de abril, durante a Programação Municipal do Abril Azul, a última parte do Ciclo de Palestras realizadas durante Semana de Conscientização do Autismo, criada pela lei nº 3224/2019, de autoria do vereador Fininho Souza (PDT), atual presidente do Legislativo pedro-osoriense.
Os Ciclos de Palestras foram organizados pelo CRAS, com coordenação da diretora Mara Castro, o primeiro foi realizado nas dependências da Câmara de Vereadores, e abordou três temas distintos, todos ligados a Síndrome do Espectro Autista.
A primeira abordagem foi sobre Benefícios Previdenciários ao portador de TEA, com os advogados Clay Ricardo Bento Júnior e Anderson Vasconcelos. A segunda abordagem foi da nutricionista, Tamara Benitez que falou sobre Educação Alimentar, enquanto a terceira palestra foi com a psicóloga, Joara Lima, que finalizou a primeira parte do ciclo com uma abordagem de como a família pode conciliar o tratamento de quem tem o TEA, com a Equipe Multidisciplinar.
O segundo Ciclo de Palestras aconteceu na Sala do Júri do Fórum de Pedro Osório, desta vez com uma abordagem direcionada a Comunidade Escolar e contou, como palestrantes, com o coordenador do Conselho Tutelar de Pedro Osório, Edinilson Brum, que fez uma abordagem sobre o tema “O Eca na Escola”.
Em seguida, foi apresentada uma manifestação do Projeto Acreditar (Segmed) e finalizando, a ultima palestrante do Segundo Ciclo, foi a psicopedagoga e especialista em DI e TEA, Debora Jackobs.
“Fico gratificado por ver na prática a eficácia da Lei Municipal 3224, de minha autoria, e perceber o quanto é importante para as famílias e pessoas ligadas aos portadores do TEA, a informação e a orientação através de profissionais qualificados”, disse Souza.