*Com informações da Assessoria de Imprensa
No último dia 21, Pedro Osório recebeu a visita do secretário especial de Cultura do governo federal, Henrique Medeiros Pires. Ele foi recebido pelo prefeito Moacir Otílio Alves, o Chola, (MDB), o vice-presidente e secretário de Planejamento, Cal Oliveira e a equipe administrativa.
O secretário é pedro-osoriense e teve seus serviços reconhecidos pelo Executivo, que o homenageou com uma placa de bronze, fixada no hall de entrada. “Estou emocionado em ter meu nome eternizado aqui na estação de Pedro Osório, sim senhor. Saio daqui com o compromisso de ajudar a recuperar seus prédios e alavancar a cultura, o turismo e a autoestima do povo”, discursou.
Dentre momentos, Pires realizou visitas a diversos prédios históricos que podem ser alvos de restauração através da pasta em Brasília. Além do prédio da antiga Estação Ferroviária, onde hoje é a Prefeitura Municipal, foram visitados a Dorbras, atualmente Secretaria de Obras; o prédio da Cooperativa dos Ferroviários e antigo Teatro Municipal; o Casarão e a Biblioteca Municipal Lucy Ferreira Buonocore.
Conforme o secretário, a cidade é a única no estado que possui registro de onde viveu Duque de Caxias, além de ter tido o palácio do governo. “A cidade tem potencial para o turismo. Eu quero ajudar a fazer isso”, comentou.
Conforme o prefeito, Pires talvez seja o pedro-osoriense com maior cargo na história do município e que sempre destaca o município de origem. “A placa ainda é pouco perto de tudo que fez e ainda vai fazer pela nossa cidade”, afirmou.
Após a agenda e a homenagem, o chefe do Executivo e o secretário participaram da solenidade de nomeação da Biblioteca Pública Lucy Ferreira Buonocore.
Câmara prestigia homenagem
O Legislativo, representado pelo presidente Betinho Amaral (MDB), esteve na homenagem a Pires. Também acompanharam os vereadores Rodrigo Parafuso (PSB) e Amália Ritta (MDB).
![](https://www.jornaltradicao.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Camara-Pedro-Osório-300x225.x60733.jpg)
“A Câmara não poderia deixar de estar presente no momento em que o município presta homenagem a um cidadão pedro-osoriense, que através dos cargos que ocupa, tem auxiliado o município na obtenção de recursos e no encaminhamento de importantes projetos para nossa comunidade, agora na área da Cultura” comentou Amaral.