Pedro Osório: Espaço Agro e Arte reúne mostra permanente da Festa da Melancia

Espaço fica localizado na praça dos Ferroviários, no Centro da cidade (Foto: Divulgação)

O cancelamento da Festa da Melancia, já pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia de Covid-19, deixou uma lacuna entre agricultores familiares, doceiras e artesãos de Pedro Osório, que têm nos três dias do evento, realizado há mais de 20 anos, uma oportunidade de expor e comercializar seus produtos, gerando assim uma renda extra.

Com o propósito de proporcionar um local para esses segmentos e através de parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e Emater, foi criado o Espaço Agro e Arte, localizado na praça dos Ferroviários, no Centro da cidade, em antigo prédio da rede ferroviária, que passou por reforma e estruturação.

Em pleno funcionamento, o local deve abrir em horário flexível, de acordo com a disponibilidade dos envolvidos, a princípio todos os dias, das 13h30 às 17h30. Porém, por conta do decreto municipal da bandeira preta, funciona atualmente das 13h às 15h.

O espaço conta com uma sala de recepção, local para venda de doces, dois locais destinados ao artesanato, uma cozinha, um escritório e banheiro. Na parte externa, um espaço privilegiado que é a praça onde os visitantes podem aproveitar para um passeio com a família e degustar frutas in natura, pois a intenção é realizar feiras da agricultura familiar, além de outros eventos à comunidade.

Os consumidores podem adquirir desde licores, geleias, doces cristalizados, doces gourmets, que terão como ingrediente principal a melancia e outras frutas. Haverá, ainda, degustação de doces e frutas in natura, vinhos e sucos. Os visitantes também podem adquirir artesanatos e souvenirs com fabricação local e regional.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome