A situação do Rio Piratini está sendo monitorada pela Defesa Civil em Pedro Osório, liderada pelo coordenador municipal Lauri Centeno. O acúmulo de areia no local pode trazer risco de cheias e transbordamento no inverno, com a chegada das chuvas.
A situação se deve ao baixo índice de chuva no município registrado no momento. Quando a chuva não cai, a vegetação avança no meio do rio, plantas nascem na areia e criam raízes, que acabam por criar ilhas.
Ele lembra que o ideal seria a retirada do excesso de areia acumulada no leito, sendo que a época para que isso ocorra é justamente a de verão, quando ocorrem menos chuvas e o nível da água está baixo. No entanto, o período também marca a temporada de verão no camping, o que leva a um dilema.
Segundo Centeno, todos estes pontos estão sendo levados em consideração e depois do dia 20 de janeiro, após encontro com autoridades estaduais, da Defesa Civil e do Meio Ambiente, deve ser traçada uma estratégia para garantir a segurança dos moradores, tendo em vista que o rio com muita areia tem grandes possibilidades de cheias em épocas de chuva.