Dia da Consciência Negra é comemorado no Centro de Pedro Osório

Grupo de capoeira de Pinheiro Machado, do Mestre Bafo (Fotos: Rodrigo Netto/JTR)

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Numa tarde de tempo bom e muito calor, aconteceu na praça Antonio Satte Alam, no domingo (24), a festa de comemoração ao Dia da Consciência Negra. Diversas atrações ocorreram, junto à segunda edição do Mercado da Gente, onde produtores, cozinheiros, artistas e agricultores expuseram seus produtos com grande destaque. O grupo de teatro Sátiros do José Bernabé de Souza, de Cerrito, esteve no local fazendo pintura facial.

Ainda, se apresentou o grupo de capoeira de Pinheiro Machado, do Mestre Bafo, no qual o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) atende diversas crianças e jovens do município. Os alunos receberam aplausos do público com diversos golpes e técnicas. No final, o mestre recebeu uma lembrança pela participação e deixou encaminhado projeto para implantação da capoeira em Pedro Osório, através do Cras ou de um acampamento de verão.

Depois foi a vez de Kako Xavier e Tamborada agitar a galera, escolhidos como música mais popular no festival promovido pelo Sescoop no ano passado, se apresentou recentemente na Festa da Melancia e retornou à cidade na Festa da Consciência Negra. Eles apresentaram um projeto que começou em Pedro Osório, a Tamboradinha, no qual crianças e jovens têm contato com a musicalidade e com os instrumentos, tocando e cantando ao lado do Kako para o público presente.

Kako Xavier e Tamborada realizou apresentação

Ao fim, aconteceu homenagem da administração municipal a negros notórios para o desenvolvimento do município. Foram homenageados: Rubens Nunes da Rosa, Nereida Barros, Reni Raini, Sergio Alves, Eva Farias, Julia Rodrigues Nunes, Diana, Vanda Valim, Lenir Dutra Xavier, Eva Lucas, Amélia, Jurema Gonçalves, Emilio Soares, Ilda, Lousanir Batista, Guilhermina, Maria Tereza, Leni e Vera Guimarãez, Neri, Belo Antônio, Araci Gonçalves, Vera, Luci e Ana Barros, Alice Maria Amaro, Maria Elaine Barbosa, Cristina Veleda, Ana Maria dos Santos e Lauri Centeno.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome