A Escola Sagrado Coração de Jesus (ESCJ) realizou no dia 17 o tradicional concurso de carreteiro e acampamento farroupilha, com todos os protocolos sanitários exigidos. Foi um momento muito significativo para os alunos da escola, que estavam há mais de um ano sem atividades de integração.
Os alunos chegaram às 8h para montar os seus piquetes, e às 10h um grupo de cavalarianos do CTG Fogo de Chão, conduzidos pelo Patrão Darlã Aguilar, trouxe a Chama Crioula, que foi entregue para a vice-diretora Catia Duarte Gonçalves pela aluna Cauane Aguilar, do terceiro ano, que estava vestida de Anita Garibaldi, em homenagem ao bicentenário da heroína.
Na oportunidade, Catia explicou a origem e o sentido da Chama Crioula para os presentes.
Após a solenidade, começou o tão esperado Concurso de Carreteiro entre os 4 piquetes inscritos. Os membros do CTG Fogo de Chão, Darlã Aguilar e Valdir da Rosa, foram os jurados do concurso. O piquete vencedor foi o Tropeiros do Sul, formado por alunos do sétimo ano.
À tarde, as atividades tradicionais continuaram, como o tiro de laço, poesia, indumentária, chimarrão mais rápido, nó no lenço e palavras cruzadas gaudérias. O primeiro colocado em todas as atividades do acampamento farroupilha foi o piquete Coração Gaúcho, formado por alunos do oitavo ano.




