Na quinta-feira (20), a Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Combate ao Abigeato (Decrab) de Bagé deflagrou a Operação Repasse em estabelecimentos comerciais de Pedras Altas.
Segundo informações da Decrab, a investigação teve início em novembro de 2020, com o objetivo de apurar o comércio de carne sem procedência e oriunda de abigeato. Foram quatro mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais do municípios.
Foram encontradas carnes sem procedência e produtos alimentícios em desacordo com a legislação sanitária, imprópria para o consumo humano, em dois estabelecimentos.
Além destes, também foram encontrados produtos classificados como agrotóxicos e remédios veterinários, os quais não têm venda permitida nos referidos estabelecimentos e estavam expostos próximos a alimentos.
Duas mulheres, proprietárias de estabelecimentos diferente, foram presas e autuadas em flagrante por exporem à venda produtos impróprios para o consumo humano. Elas foram conduzidas ao Presídio Regional de Bagé. O inquérito policial que investiga os fatos será encaminhado ao Poder Judiciário no prazo legal.
A ação foi realizada com apoio dos fiscais da Secretaria Estadual de Saúde, da Vigilância Sanitária Municipal de Pedras Altas, agentes das Delegacias de Polícia de Pinheiro Machado e Aceguá, 2ª Delegacia de Polícia de Bagé (DPB) e 9ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI).