Prefeitura de Morro Redondo firma parceria com a Faculdade Anhanguera

Representantes da Faculdade estiveram em Morro Redondo nesta terça-feira (11). (Foto: Diones Forlan/JTR)

A Prefeitura de Morro Redondo firmou parceria com a Faculdade Anhanguera para proporcionar atendimento em Psicologia para a população do município, com o intuito de suprir a demanda existente.

Através da prefeita em exercício, a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), e da secretária de Saúde e Assistência Social Silvia Wahast Islabão, acompanhada da aluna de psicologia do município Ester Sias estiveram no dia 26 de setembro na Faculdade Anhanguera Pelotas solicitando apoio, principalmente na área de psicologia para suprir a demanda existente no município.

A instituição foi receptiva e agendou uma visita no município na terça-feira (11) no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause para conhecer a realidade local. Na ocasião, foi firmada para a próxima terça-feira (18) a data de início das atividades do curso de Psicologia no município. Representando a Anhanguera, esteve a coordenadora do curso de Psicologia Cynthia Yurgel, a professora Duilia Lemos e os estudantes. Eles foram recepcionados pela Banda Municipal coordenada pelo professor Benhur Moraes.

(Foto: Diones Forlan/JTR)

No encontro, Cynthia, em nome da diretoria da Anhanguera, colocou a faculdade à disposição do município para ouvir as demandas, assim como disponibilizar os cursos de Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Fisioterapia, Educação Física e Engenharia para atendimentos e palestras.

Angelica comentou que o município possui demanda de atendimento de Psicologia, com 116 pessoas na fila de espera da saúde e 30 pessoas na fila de espera da Educação. Além disso, afirmou que este auxílio da faculdade auxiliará a desafogar esta demanda, agradecendo a parceria.

A secretária de Saúde agradeceu a oportunidade que surgiu há 15 dias e está se concretizando rapidamente, pois a fila no município por atendimentos de saúde mental é preocupante no que tange a estar aumentando depois da pandemia devido ao aumento de casos de pessoas com câncer e de depressão. “Essa ajuda será fundamental para atendimento das nossas demandas”, comemorou.

(Foto: Diones Forlan/JTR)

Pela parceria, a Prefeitura vai disponibilizar transporte para que, de forma voluntária, estudantes que estão se formando no curso de Psicologia se desloquem até o município às terças-feiras no turno da tarde  para atender em torno de 30 pacientes da comunidade. A ação será supervisionada pela Anhanguera

Conforme Cynthia, a Anhanguera possui uma clínica de Psicologia e, por meio desse projeto, será realizada a escola itinerante, proporcionando aos estudantes poderem sair da faculdade e colocarem o aprendizado em prática, realizando estes atendimentos em Morro Redondo que servirão de qualificação, além de auxiliar o município nas suas demandas.

Também participaram do encontro a coordenadora do CRAS, Silvia Klumb, a representante do setor de regulação de consultas da Secretaria de Saúde, Mirian Pereira, e a nutricionista da secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde Fernanda Dobke.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome