Em busca de melhorias nos serviços oferecidos pelo Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt à comunidade, membros da direção do Hospital e autoridades municipais e estaduais estiveram reunidos com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, buscando informações referentes ao projeto (através do qual o município tenta aderir ao Programa Assistir, do governo do Estado) que o Hospital entregou junto à Coordenadoria de Saúde estadual, que focaliza internações hospitalares. A secretária de Saúde ressaltou que há três condições para a ampliação da oferta de serviços: estrutura física adequada, equipe técnica e interesse público.
Quanto aos serviços solicitados, tratam-se de clínicos, de média complexidade que não exigem serviços de especialidade ou de cirurgia, uma vez que o local não dispõe de bloco cirúrgico.
De acordo com o prefeito Rui Brizolara (União), a instituição oferecia, no passado, serviços hospitalares com bloco cirúrgico e leitos de internação. A ideia agora é retomar o serviço de internação clínica, e, conforme possibilidade técnica e demanda da população, ampliar a oferta de atendimento em novas especialidades. Nesse sentido, as obras de adequação do espaço físico para inauguração de 30 leitos clínicos estão em fase de conclusão e deverão estar finalizadas até o fim deste ano.
O presidente do Hospital, Altair Delfino da Rocha Faes, reforçou que estão sendo contratados novos profissionais para trabalhar no local, em decorrência da transformação de pronto atendimento em hospital.
A diretora administrativa Liane Arndt afirma que a solicitação “é um anseio da comunidade para que os pacientes fiquem mais próximos. Sendo, de fato, Hospital, poderemos futuramente receber mais verbas públicas”, declara.
Liane ainda comenta que o intuito da ação é tornar a instituição uma referência para outros municípios da região. “Nós pretendemos ser referências nessas internações menos complexas também para outros municípios, até para podermos manter um diálogo e receber ajuda desses outros locais, já que sabemos que somente o contrato com o Estado não suprirá a totalidade das despesas. Precisaremos muito mais de apoio dos gestores e da população”, finalizou.
A bancada do PSDB Morro Redondo composta pela vice-prefeita Angelica Boettge, as vereadoras Letícia Santos e Vivian Rickes Rosa, acompanhadas da secretária de Saúde Silvia Wahast Islabão, prefeito Rui Brizolara (União Brasil), integrantes da diretoria do Hospital, deputado estadual Luiz Henrique Viana e as assessorias dos deputados estadual Pedro Pereira e federal Daniel Trzeciak estiveram reunidos na ocasião.