A endocrinologia possui foco no estudo das glândulas do corpo e alterações hormonais, tendo um olhar minucioso para quando o funcionamento hormonal não está em harmonia e as possíveis doenças que este fato pode desencadear. “A nossa especialidade atende doenças da tireoide, diabetes, excesso de peso, deficiências hormonais, distúrbios do crescimento e problemas de outras glândulas, como hipófise, suprarrenal, pâncreas e gônadas”, explica é uma das atuações do médico endocrinologista do Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt (Hoema), Eduardo Coelho Machado.
O especialista recomenda ainda que é importante consultar um endocrinologista sempre existirem sinais suspeitos de alguma alteração na produção de hormônios, como oscilações rápidas do peso, aumento do volume de urina e da sede, excesso de pelos em mulheres ou crescimento das mamas em homens, por exemplo. A investigação para alguma alteração pode ser realizada a partir da avaliação clínica e de análise das dosagens hormonais e desta forma o endocrinologista consiga identificar a causa dos sintomas e assim, indicar o tratamento mais adequado.
Quando marcar consulta?
Machado alerta para alguns sinais que podem ser indicativos de alteração na produção de hormônios e, desta forma, o endocrinologista deverá ser procurado.
São eles:
- Excesso de peso;
- Aumento rápido de peso;
- Cansaço excessivo;
- Alterações no ciclo menstrual;
- Atraso na puberdade ou puberdade precoce;
- Aumento da tireoide;
- Excesso de pelos nas mulheres;
- Crescimento das mamas nos meninos;
- Sinais e sintomas de andropausa e menopausa;
- Presença de sintomas relacionados com a diabetes, como sede excessiva e aumento da vontade de urinar, por exemplo.
Na presença deste tipo de sintomas, o recomendado sempre é o endocrinologista fazer uma avaliação clínica para indicar a realização de exames de sangue.