HOEMA de Morro Redondo presta informações e dá dicas para prevenir as doenças de inverno

Doenças virais, como o resfriado comum e a influenza, são aquelas que têm maior incidência durante o inverno. (Foto: Divulgação/Ascom HOEMA)

A chegada do inverno traz consigo uma maior ocorrência de algumas doenças características da estação. As baixas temperaturas são o principal fator que contribui com o aumento do índice de doenças respiratórias, tais como a asma, a sinusite, a bronquite e a rinite. Somado a isso está o atual contexto de inundações e fortes chuvas, que acentuam a umidade aos dias.

Doenças virais, como o resfriado comum e a influenza, são aquelas que têm maior incidência durante o inverno. De acordo com o médico responsável pelo Hospital Dr. Ernesto Maurício Arndt (HOEMA), Juber Ellwanger, apesar de as doenças virais serem as mais frequentes, infecções bacterianas também são comuns durante esse período, como por exemplo a pneumonia.

Identificando os sintomas

Alergia, resfriado e gripe são coisas completamente diferentes. Alergia é uma resposta inflamatória a algum antígeno (substância estranha ao organismo) que faz com que o sistema imunológico desenvolva uma defesa inflamatória, incluindo a produção de anticorpos. “A alergia não é uma doença infecciosa e, tampouco, contagiosa. E os sintomas podem ser semelhantes ao resfriado com coriza e tosse, mas sem a presença de febre”, alerta Ellwanger.

Já o resfriado é uma infecção de via aérea superior, normalmente acometendo garganta e nariz, causada por diferentes vírus respiratórios e são caracterizados por febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta.  Assim como o resfriado, a gripe é uma infecção que acomete a via aérea superior, porém os sintomas da gripe são mais intensos quando comparados ao resfriado: febre alta, calafrios ou tremores, dor muscular, tosse, dor de garganta e prostração.

Como prevenção, o médico destaca a importância em manter a caderneta de vacinação em dia e realizar anualmente a vacina da gripe, disponível gratuitamente nos postos de saúde, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação contra a gripe é de extrema importância para reforçarmos nossa imunidade, sobretudo nos períodos mais frios do ano. O imunizante não impede de ficarmos gripados ou resfriados, mas impede que isso evolua para complicações maiores, como pneumonias e síndromes respiratórias agudas graves. “Não deixe de se vacinar e vacinar a sua família, esse cuidado é fundamental e sua saúde agradece”, pede Ellwanger.

Outra medida preventiva que o médico destaca é manter os ambientes arejados, bem como iluminados pelos raios de sol para diminuir o risco da propagação de vírus. Em casos de febre e sintomas persistentes, o atendimento médico deve ser procurado.

Juber Ellwanger, médico responsável pelo HOEMA. (Foto: Divulgação/Ascom HOEMA)

Conheça o HOEMA

Fundado em 1957, o Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt está localizado no Centro de Morro Redondo, oferecendo atendimento médico e hospitalar para comunidade local, além de atender pacientes do interior de Pelotas, Canguçu e Cerrito. Em 2016, teve suas atividades suspensas e, em 2021, iniciaram as reformas necessárias para retomada de serviços como internação, que deve ocorrer ainda no segundo semestre deste ano, prevendo o atendimento com 30 leitos e um quarto para isolamento. Atualmente, conta com especialista em cardiologia, pediatria, gastroenterologia, ginecologia, psiquiatria, psicologia, traumatologia, ortopedia, endocrinologia, dermatologia, nutrologia e enfermeira especializada em lesões. O hospital tem como objetivo se tornar referência regional em atendimento de saúde para o interior.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome