Campanha de prevenção ao câncer de pele é promovida em Morro Redondo

Estudantes e profissional realizaram atendimentos (Foto: Diones Forlan/JTR)

No último dia 7, a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Morro Redondo promoveu a campanha de prevenção ao câncer de pele na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Neubert com a participação de estudantes da Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – Liga Acadêmica de Oncologia e da dermatologista Gertrudes Fernandes Neugebauer. Na ação foram atendidas 70 pessoas, sendo uma oportunidade de orientá-los a como prevenir este tipo de câncer.

Conforme dados da campanha apontados pela dermatologista, várias pessoas foram diagnosticadas com pré-câncer com aplicação de Crioterapia, que é um tratamento através de nitrogênio líquido que faz com que as lesões cicatrizem e sumam. Já em torno de 20% dos pacientes que apresentaram sinais de câncer de pele serão agendados para serem tratados na universidade que possui parceria com cirurgiões plásticos, oncologistas e dermatologistas para acompanhamento no próximo ano.

Sintomas
As pessoas devem observar qualquer lesão na pele, ferimento que já tem algum tempo e que não cicatriza. Orienta-se a procura por atendimento médico quando há ferimento que não cura, sinais do corpo que se modificam de vez em quando e sangram, com cores diferentes e pintas que se modificam.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome