Neste sábado (19), foi realizada a Campanha de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Pele na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arthur Neubert, que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e a Liga Acadêmica de Oncologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na ocasião, foram atendidas 110 pessoas do município, representando uma oportunidade de esclarecimento e orientação sobre a prevenção deste tipo de câncer.
A ação foi feita por intermédio de 19 acadêmicos de medicina. A dermatologista Gertrudes Neugebauer, que coordena o trabalho, citou ainda a participação de outros dois médicos, Julia Neugebauer (residência em medicina da família da comunidade da UCPEL) e de Aler Cordeiro Lima (residência em medicina da família da comunidade da UFPEL). Além disso, ela destacou a importância da ação, que vem sendo desenvolvido pela Liga Acadêmica de Oncologia desde 2012, de forma anual.
Gertrudes reforça que a campanha segue em Morro Redondo devido ao fato de a maioria da população ser de origem alemã e italiana, que são mais propícios ao câncer de pele, em razão da pele e olhos claros e, em grande número, trabalhadores rurais que se expõe muito aos raios solares durante todo o ano.
O presidente da Liga Acadêmica, Vinicius Maia falou da importância da ação, e que foram identificados pacientes com lesões diversas, algumas que possuem tendência ao câncer outras que podem vir a ser. “Nesse caso foi aplicado aqui a crioterapia, em torno de 60 pacientes, que é um tratamento através de nitrogênio líquido que faz com que as lesões cicatrizem e sumam”, explicou, sendo a metade das lesões detectadas na cabeça e no pescoço. Na ocasião, para estes pacientes foi distribuído protetor solar.
Conforme Gertrudes, em decorrência das campanhas no município, é possível observar uma diminuição nos casos. “Tínhamos em torno de 30% dos atendimentos com lesões de câncer de pele grandes. Neste ano, vimos em torno de 10% dos pacientes com laudo sugestivo de câncer de pele. Agora, as lesões são menores. Os pacientes foram educados, e aprenderam a usar o protetor solar”, disse.
Os pacientes são encaminhados para Secretaria Municipal de Saúde que agendará para posteriormente realizarem a biópsia pelo SUS na referência, que é a cidade de Pelotas.
Para a secretária de Saúde Silvia Wahast Islabão, “é gratificante ter a equipe da Liga coordenada pela Gertrudes aqui no município. Já a população ter vindo ao encontro destes atendimentos foi além do esperado pois superamos a meta de atendimentos previstos, ou seja, o que mostra a importância voltada para prevenção do câncer de pele”, destacou.
Formas de prevenção
A prevenção é feita de diferentes formas – com o uso do protetor solar duas vezes ao dia, evitar andar no sol entre 10h e 16h, usar roupas de manga comprida e chapéu, se possível de palha, ou boné.
Confira possíveis sintomas do câncer de pele
As pessoas devem observar qualquer lesão na pele e ferimentos que já estão presentes há algum tempo e que não cicatrizam. Nesses casos, deve-se procurar um atendimento médico.
Além disso, sinais do corpo que se modificam de vez em quando e sangram, com cores diferentes, merecem atenção. Manchas do corpo desde o nascimento não preocupam, mas as pintas que, no decorrer do tempo, vão mudando devem ser analisadas por um especialista.