9ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Morro Redondo

Conferência foi dividida em quatro eixos temáticos e teve a participação de profissionais de saúde. (Foto: Diones Forlan/JTR)

A 9ª Conferência Municipal de Saúde de Morro Redondo foi realizada na última quarta-feira (29) no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, foram abordados quatro eixos temáticos.

Durante a conferência, foram realizadas palestras relacionadas aos eixos. especialista em Saúde que atua no Departamento de Vigilância Epidemiológica da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), Ana Paula de Armas, abordou o Eixo I, “O Brasil que temos. O Brasil que Queremos”.

A assistente social Maira Furtado abordou o Eixo II: “O Papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”. A enfermeira Fernanda Coelho abordou o Eixo III “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Já a psicóloga Josiane Gonçalves e o membro da Comissão dos Direitos Humanos, conselheiro titular das pessoas com deficiência e auto habilidades, advogado e estudante de psicologia, Anderson Vasconcelos, abordaram o Eixo IV “Amanhã vais ser outro dia para todas as pessoas”.

Em seguida, houve debates, apresentação e votação das propostas. A programação foi finalizada com a eleição dos delegados. Dos usuários, os titulares foram Celoni Ramson e Marcia Nizolli da Silva, com os suplentes Neiva Neuenfeld e Cleusa Volz.

Dos trabalhadores de saúde, foi eleito como titular Bruna Lemos e suplente Jean Lima. Dos gestores e prestadores de serviço, a titular é Daiane Leal. Os delegados do município  participarão da 9ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio em Porto Alegre.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Salvador Ludtke, agradeceu aos participantes da conferência e destacou que a ação é importante para elencar propostas que visem melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão, destacou ser  importante ter todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participando do evento. Na ocasião, os atendimentos foram disponibilizados gratuitamente no Hospital Dr. Ernesto Mauricio Arndt. “Temos o público, prestadores de serviços presentes, mas seria importante que os usuários do SUS também estivessem aqui, pois é um momento em que podemos apontas os nossos êxitos na saúde e também as nossas falhas, além de planejar, organizar ações e discutir o que será enviado para a Conferência Estadual e depois para a Conferência Nacional, avaliação que é feita para que o SUS aconteça. Cada um ajuda o outro a fazer”.

O vereador Thiarles Schneider (PT) que representou a Câmara de Vereadores e também integra a Comissão de Saúde do Legislativo, afirmou que a atuação é voltada para a agricultura e saúde. “Vimos na pandemia a importância dos profissionais de saúde”, lembrou, destacando que o Legislativo é parceiro para o que o setor precisar.

A diretora do Hospital Dr Ernesto Mauricio Arndt, Liane Arndt, agradeceu o convite para participar, disse que o hospital é parceiro da prefeitura por intermédio dos convênios para oferecer o serviço que não são possíveis nas unidades de saúde, como a sala vermelha e de observação. “Importante o SUS e lutar por ele, que é o que nos garante a qualquer momento atendimento”, pontuou. Ela ainda destacou que as obras na instituição, estão em fase final, e que a conclusão significa a retomada das internações clínicas.

Representando Ana Paula, falou sobre a oportunidade de apresentar na conferência os indicativos de saúde do município, tanto os ganhos quanto as fraquezas do SUS. “Buscar aqui soluções para que a população tenha um melhor acesso”, disse.

A vice-prefeita Angelica Boettege dos Santos (PSDB) explicou que o município é atrativo para visitantes e moradores por muitos aspectos, dentre eles o atendimento em Saúde. “Muitos moradores saem daqui e voltam. Têm vários vindo para cá porque aqui o carro da saúde pega em casa, tem inúmeros atendimentos especializados e olhar olho no olho”, disse. Angelica ainda lembrou que cada profissional faz a diferença e auxilia na gestão, a fazerem as coisas acontecerem, tudo com diálogo. “Hoje foi importante o levantamento das nossas demandas que vão para o Estado e a União”, analisou, parabenizando a administração da saúde pela agilidade no processo de encaminhamentos especializados.

Também participaram da conferência as vereadoras Vivian Rickes Rosa (PSDB) e Maria Augustina Ludtke (Mais Brasil).

Confira fotos da Conferência

Fotos: Diones Forlan/JTR e Julian Machado

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome