Na quarta-feira (8), a Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (SMDRTUR) e apoio da Emater e Embrapa, realizou o módulo 2 do programa de Fomento à Produção de Figo em Morro Redondo. A programação ocorreu no prédio da Câmara de Vereadores.
Conforme a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB) e o Gestor de Turismo Pedro Vieira, os encontros estão ocorrendo no intuito de formar e capacitar os produtores para que possam introduzir a cultura do figo nas propriedades com risco mínimo.
Ele ressalta a importância do fortalecimento do grupo, uma vez que as indústrias locais, possuem interesse na produção e a administração municipal esta criando o Programa de Fomento para proporcionar o incentivo ao plantio.
Foram abordados os temas de poda no manejo das figueiras com Jair Costa Nachtigal, pesquisador da Embrapa, e cuidados fitossanitários pela extensionista da Emater cedida para Clínica Fitossanitária da Embrapa, Patricia Grinberg. Além disso, houve visita a propriedade de Suzana Herrmann, no primeiro pomar implementado no município para fomentar a produção, para verificação, na prática, dos assuntos abordados.
Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Rural e Turismo, Antonio Martins, o pesquisador da Embrapa João Costa Gomes, o extensionista da Emater Municipal, Evaldo Voss, e produtores de figo.