Morro Redondo: Podas de frutíferas foi abordado em reunião da EMATER com os produtores do Colorado

(Foto: Diones Forlan/JTR)

Na última semana, durante reunião da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Produtores Rurais de Morro Redondo, na propriedade de Rui Rojahn, foi realizada atividade com os técnicos da EMATER Adriane Lobo e Evaldo Voss, onde foi abordado na parte teórica e prática o tema podas de frutíferas.

Para Voss as podas visam melhorar a produção das frutíferas, qualidade dos frutos e embelezamento da propriedade rural. Dentre as podas, foi falado a formação do pé que deixa a planta com três ou quatro ramos laterais, objetivando tirar os ramos centrais e executada até o terceiro ano.

“Poda de frutificação visam obter incidência de luz, se tira os galhos de baixo ao invés dos de cima. Por fim, a poda verde que tem finalidade de tirar os ramos ladrões
que são dos de formato reto e que não produzem frutos. Quanto ao período
adequado para podas são nos de dormência da planta”, afirma.

O técnico falou ainda sobre os equipamentos recomendáveis para poda, como tesoura pequena para galhos com grossura de um dedo, tesoura com cabo comprido e serrote
pequeno circular. Cabe citar que toda poda causa lesão na planta e poderá entrar doenças e pragas por isso o mesmo orienta sobre usar os equipamentos conforme a realidade. As atividades práticas foram executadas com parreira de uva e laranjeira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome