A 4ª edição do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, desenvolvido pela Emater/RS-Ascar no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (CETAC), teve início no dia 5 de julho, contando com a participação de 30 jovens rurais, de 12 municípios da região de Pelotas.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas a vice-prefeita de Morro Redondo, Angelica Boettge dos Santos (PSDB), a vereadora Letícia Santos (PSDB), representantes da Secretaria Municipal de Educação, Luana Büttow e Flávio Casarin. Com a participação de dois jovens do município, Vitor Lima e Daniel Weber, os familiares dos jovens também participaram da apresentação do curso, que ocorrerá em seis módulos mensais de três dias (julho a dezembro de 2022).
O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel, assim como o coordenador estadual dos Centros de Formação Francisco Mantezze, destacaram a importância dos pais apoiarem os jovens no sentido de prepará-los para a sucessão familiar na propriedade, um dos principais objetivos do curso. Maciel ressaltou também a importância das parcerias, sendo as Prefeituras Municipais fundamentais para este processo e, nesta edição do curso, também o apoio da Sicredi.
O curso de teve sua primeira edição em 2018, sendo uma iniciativa inédita da região de Pelotas, da Emater-RS/Ascar. A capacitação visa contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural para serem protagonistas e empreendedores do processo de desenvolvimento social, econômico e ambiental, fortalecendo perspectivas de sucessão rural.