A convite da Associação Gaúcha de Laticínios (AGL) e da Secretaria da Agricultura de São Paulo, oito agroindústrias do Rio Grande do Sul partiram em comboio no dia 26 de junho para São Paulo com o intuito de participar de duas feiras. Dentre elas estava a Agroindústria de Doces João de Barro, de Morro Redondo.
Amparados pela Portaria nº 1.114, de 15 de maio de 2024, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA/MAPA), que permite excepcional e temporariamente que agroindústrias com registro no Serviço de Inspeção Municipal ou Estadual possam comercializar produtos de origem animal em outros Estados como medida de apoio para quem teve seu comércio afetado pelas enchentes, os empreendimentos aceitaram o desafio e viajaram para longe para mostrar a qualidade de seus produtos e a força da Agroindústria Familiar gaúcha.
A primeira Feira Global Agrobusiness ocorreu no Alianzz Park nos dias 27 e 28 de junho. Já a segunda foi sediada no Arraiá da Vila, no Instituto Biológico de São Paulo, nos dias 29 e 30 de junho. A Prefeitura de Morro Redondo viabilizou o transporte da agroindústria e seus produtos até Gravataí, de onde partiu o comboio. A Emater Municipal, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Serviço de Inspeção Municipal auxiliaram na documentação necessária para o traslado.
A Agroindústria de Doces João de Barro foi representada por um dos seus proprietários, David Armendaris, que se disse muito agradecido pela experiência que foi levar os produtos e o nome da agroindústria para outras regiões, bem como a importância da ajuda que tiveram para que a viagem pudesse se concretizar. “É muito bom ver que existe a confiança no nosso trabalho, pois só com a união e o apoio que temos que podemos dar esses passos tão importantes para o nosso crescimento. Agora, é se preparar para a VI Festa Do Doce Colonial, nos dias 6 e 7 de julho em Morro Redondo, e depois a Fenadoce e a Expointer”, comentou.