Projeto Farmácia Solidária é inaugurado em Morro Redondo

Ato ocorreu na quarta-feira (19) (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na quarta-feira (19), foi inaugurado o projeto Farmácia Solidária, idealizado pela vereadora Vivian Rickes, que contou com aprovação dos vereadores e apoio da secretária de Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão, vice-prefeita Angélica dos Santos, farmacêutica Marcia Nizolli e da deputada estadual Fran Somensi. Também estiveram prestigiando o ato o prefeito Rui Brizolara, vereadoras Maria Augustina Ludtke (Tininha) e Letícia Santos.

A deputada comentou que esse projeto começou quando era primeira-dama em Farroupilha e agora, no primeiro mandato parlamentar, coloca em prática no estado. Morro Redondo é o 12º município a aderir esta iniciativa.

“Esse projeto é muito simples, mas de um alcance muito grande. Cito exemplo de Farroupilha, que possui 71 mil habitantes e em 5 anos foram ajudadas mais de 23 mil pessoas com doações, gerando uma economia de mais de R$ 3 milhões [se tivessem sido compradas pela comunidade]. Arrecadamos da população medicamentos que seriam colocados no lixo, sendo cerca de 3,4 toneladas de medicamentos que contaminariam nossa água e nosso solo”, exemplificou a deputada.

O objetivo, conforme Fran, é da comunidade participar doando medicamentos sem uso, bem como consultórios médicos e indústria farmacêutica, exercendo a responsabilidade ambiental, evitando também a automedicação e o desperdício.

“Já estamos desenvolvendo uma parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) que está criando um aplicativo onde a sociedade poderá acessar, assim como os médicos para saberem os medicamentos que possuem no estoque”, explicou a deputada.
A vereadora falou sobre o seu primeiro projeto de lei. “Com muita satisfação estamos consolidando esse projeto que só vem a somar ao nosso município. Doe medicamentos em boas condições que estão em casa e sem uso podem contribuir para a saúde de pessoas carentes”, destacou.

A Farmácia Solidária está localizada junto à Farmácia Municipal, no prédio da Secretaria de Saúde.

Entenda como será feita a entrega
Os medicamentos serão entregues gratuitamente na Farmácia Solidária. É necessário apresentar documento de identificação, pois todos têm direito ao receituário do Sistema Único de Saúde (SUS). Já para os receituários particulares, as pessoas deverão apresentar o comprovante de renda de até um salário mínimo por pessoa na família.

Os medicamentos doados passam por uma triagem na Secretaria de Saúde, seguindo os cuidados de higienização para ofertar à população em vulnerabilidade com segurança. Na Farmácia Solidária, também poderão ser deixados leites especiais, fraldas descartáveis, aparelho de pressão, verificar glicose, muletas, dentre outros.

Os pontos de coleta são os seguintes: Secretaria de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Dr. Ernesto Maurício Arndt.

Demandas
Na visita ao município, a deputada ouviu demandas do Hospital Dr. Ernesto Maurício Arndt e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome