
Pela quinta vez à frente da Prefeitura de Morro Redondo, Rui Brizolara afirma que ter o reconhecimento do trabalho desenvolvido traz satisfação, acompanhado de mais responsabilidade. Ao lado da vice-prefeita Angélica dos Santos, primeira mulher a ocupar o cargo, e da equipe da administração municipal, ele ressalta que estão confiantes, buscando dia a dia melhorar ainda mais a cidade.
Para o aniversário do município, que celebra 33 anos na próxima quarta-feira (12), devido à pandemia de coronavírus, não haverá festa, mas será realizado um vídeo institucional como forma de promover as potencialidades locais.
Pela data, o chefe do Executivo concedeu uma entrevista ao Jornal Tradição Regional para fazer um balanço dos projetos desenvolvidos e em andamento nesses primeiros meses na gestão municipal.
Projetos em andamento
De acordo com o prefeito, apesar dos problemas enfrentados por conta do atual momento, o município tem conseguido um bom resultado relacionado aos projetos desenvolvidos. Dentre eles, a recuperação de solos, através da aquisição de calcário, e compra de equipamentos para a Patrulha Agrícola, já licitados.
Além disso, está em desenvolvimento com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) um projeto para melhorar o abastecimento de água na cidade, utilizando a rede executada pelo município que antes atendia a Cosulati.
“Temos encaminhado também na Santa Bernardina um projeto de melhoramento de energia junto à CEEE [Companhia Estadual de Energia Elétrica]”, diz o prefeito.
PAA
Recentemente, o município foi contemplado com R$ 70 mil, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos estadual, oriundo de recursos do Ministério da Cidadania. Com ele, são adquiridos alimentos diretamente de agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), sendo feita a doação ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que faz a distribuição dos alimentos às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“Em breve começaremos a executar esse programa que beneficia não só o pequeno agricultor, mas também as famílias que recebem os alimentos, principalmente neste momento de crise devido à pandemia”, diz Brizolara. A cidade também conta com o PAA municipal, via Cooperativa dos Agricultores Familiares de Morro Redondo (Coopamor).
Enfrentamento à pandemia
Até a terça-feira (4), o município contabilizava 386 casos confirmados, sendo considerados recuperados 371 e 13 óbitos. Apesar de atualmente o número de casos ativos estar em uma queda acentuada – estando em dois –, o prefeito ressalta que não se deve baixar a guarda no combate ao vírus. Por isso, a previsão é que as aulas continuem de forma remota durante esse mês.
O município tem feito a imunização mediante agendamento dos grupos prioritários, para evitar aglomerações. Em relação ao número de doses, Brizolara alega que está abaixo do necessário, pois quanto mais pessoas vacinadas em um curto espaço de tempo, melhor seria para conter o avanço da doença. “Isso [número abaixo de doses] acontece com todos os municípios”, comenta.
Nos últimos dias, o município adquiriu uma câmara de armazenamento de doses e aguarda outra do governo estadual, que poderão ser usadas também para demais vacinas.
Além disso, há um grande investimento no Plantão Covid junto ao Hospital Doutor Ernesto Maurício Arndt. “Hoje, o dinheiro que o governo federal liberou para a Covid não temos mais recebido. Temos, inclusive, buscado alguma emenda parlamentar a nível estadual para dar continuidade a esse atendimento”, afirma Brizolara. Atualmente, o município mantém plantão à noite, sábados, domingos e feriados.
Turismo
De acordo com o prefeito, mais 12 empreendimentos serão instalados na cidade, passando pela consultoria do Sebrae/RS, através de parceria entre Prefeitura e Sicredi, cada um investindo 50% para apoiar os novos estabelecimentos. Também participa como parceira a Emater/RS.
“Uma pena que a pandemia tenha afetado muito essa área, mas esperamos que, tão logo passe essa questão, nós possamos retomar o turismo com força. Nós acreditamos muito nesse projeto e estamos trabalhando fortemente para que possamos desenvolver o turismo”, destaca, enfatizando que o setor gera empregos e também oportunidades, principalmente aos pequenos agricultores que podem comercializar seus produtos com valor agregado.
Parceria entre West Aves e Cosulati
No dia 29 de abril, foi firmado o contrato de parceria entre a West Aves, de Santa Catarina, com a Cosulati, por intermédio de aluguel dos prédios de atividades avícolas por um período de 10 anos. “Esse contrato é uma retomada da avicultura e, acima de tudo, da busca de geração de emprego e renda. Nós acreditamos muito nesse projeto”, comemora.
Infraestrutura
Em relação à infraestrutura, há alguns projetos para buscar emendas no intuito de concluir alguns trabalhos nessa área.
Ainda, o prefeito ressalta que um problema enfrentado pelo município é referente a venda de terrenos irregulares nas zonas urbana e rural. “São lugares que não têm água e luz, criando um problema social. Vamos cobrar os proprietários para que regularizem a situação. Não é possível desenvolver uma cidade sem que se tenha o mínimo de organização”, salienta.
Mensagem
“Que tenhamos todos a esperança na volta à normalidade. Que Deus nos abençoe e que possamos retomar o desenvolvimento do município e região. Grande abraço a todos”, prefeito Rui Brizolara.