Roteiro Turístico Morro de Amores comemora oito anos com festa em Morro Redondo

Na ocasião, foram relembrados os desafios e as conquistas ao longo da história do Roteiro. (Foto: Diones Forlan/JTR)

Na noite da última sexta-feira (2) foi comemorado os oito anos do Roteiro Turístico Morro de Amores. O evento, realizado na Casa Wille, na localidade Santa Bernardina, teve programação diversificada para celebrar as ações realizadas e os próximos passos do grupo.

Na ocasião, teve recepção com muita música com o Grupo Stiepen, apresentação do novo material de divulgação dos 37 empreendimentos, que contou com apoio do Sicredi, pronunciamento das autoridades, sorteio de diversos prêmios dos integrantes do roteiro, encerramento com jantar e baile com a banda Duo Play Machine.

A presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo (AETMORE), Sabrina Waltzer, comentou que o momento foi especial pois uniu passado, presente e o futuro. “Nós sentimos todos aqueles que fizeram este roteiro e que idealizaram, plantaram a semente, todos que ajudaram estão aqui, conseguimos visualizar várias pessoas vindo para cá para investir e que estão acreditando no turismo de Morro Redondo, que confiam no poder público e tantos parceiros. Importante passo ter no município um Diretor de Turismo, essa área que é uma esperança para a nossa cidade. Em nome da associação agradeço a todos os cooperados e associados”, disse.

A Patroa do CTG Cancela Grande,Ana Eliziane Borges de Freitas, apontou, inicialmente, a importância do município ter aberto as portas para o SEBRAE e disse que é uma caminhada de muitas mãos, onde cada um se doa e todos fazem a diferença. Além disso, destacou o fato de Egon Gilmeister, que atuava na Emater Municipal deu um toque importante para alavancar a parte turística por intermédio dos agricultores. Também destacou o apoio da parceria da entidade tradicionalista com a Prefeitura nas ações realizadas, o SEBRAE, que levou coisas novas para a entidade, e parabenizou pelo trabalho que está sendo feito. “Vejo que o grupo está sempre caminhando em busca de novos horizontes, enxergo coisas diferentes e que o nosso município é muito rico, com o poder público sempre abraçando as inovações, que siga prosperando nessa terra abençoada”, celebrou.

A secretária de Saúde e Assistência Social, Silvia Wahast Islabão, representando os secretários municipais, lembrou que no início atuava junto com a atual vice-prefeita Angelica Boettege dos Santos (PSDB), quando ambas eram vereadoras e sempre integravam as comissão de Agricultura e de Saúde. “É gratificante ver esta sementinha do turismo crescendo cada vez mais. Fomos na época instigados pelo Egon durante as reuniões para explorar a área do turismo pois ele falava que tínhamos potencial. Hoje vimos o bem comum fazendo a diferença, o trabalho em equipe, por isso está tendo êxito. Parabéns a todos que fazem parte do roteiro, desde o poder público, Departamento de Turismo e que tenhamos êxito em muitos anos nesta cidade que, pela simplicidade do povo, acolhe muito bem a todos e a quem chega aqui para morar”, afirmou.

O Diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Turismo, Pedro Vieira, recordou que ouviu em uma capacitação que precisamos sonhar, planejar, executar e celebrar tudo aquilo que construímos. “O turismo tem que trazer discussão e ser prioridade, é um caminho sem volta, o maior segredo é a base que construímos ou seja fazendo com que a Metade Sul saiba que agora exista. Como objetivo para 2023 termos o turismo reconhecido em todo o estado, a estratégia que estamos montando é para ver isto acontecer, por isso agradecemos o apoio que o Sicredi nos deu para a construção de inúmeros catálogos que, a partir de agora, estarão sendo distribuídos tanto presencialmente como de forma digital para os turistas conhecerem os 37 empreendimentos”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Zanetti (União), agradeceu e parabenizou a todos do roteiro, em especial os empreendedores que, segundo ele, acreditaram no município e confiaram que Morro Redondo progredirá para além das fronteiras.

Convidado especial, o extensionista aposentado da Emater/RS-Ascar, Egon Gilmeister,  agradeceu o convite e à Deus por viver este momento. “Muito obrigado por acreditarem, na época, nesta possibilidade de futuro para Morro Redondo. Todos estão de parabéns, esse projeto foi uma união de todos, a fraternidade, a amizade, que os morro-redondenses nos dão uma lição, e isso permitiu ter este êxito e sucesso em apenas oito anos. É apenas o princípio do que um grande projeto vai se tornar em Morro Redondo, sendo referência em toda região e no estado. Vocês tem toda possibilidade, com essa garra no sentido de concretizarem seus sonhos, aqui vimos a execução do essencial. Quando acontece, se vê muitas realizações sendo um fruto graças ao apoio de todos”, declarou.

A gestora de projetos do SEBRAE, Jussara Argoud, destacou a gratidão por executar esta ação no município. Ela lembou as conversas que teve com Gilmeister para tornar o projeto viável, lembrando que a função do SEBRAE é de apenas auxiliar na execução de cada empreendimento, mas que a força e união de todos fez a diferença para o crescimento do setor. “Turismo se vende junto e não sozinho. Precisamos atrair turistas para toda região Sul. Por isso, o que é feito aqui é exemplo: quanto mais atrações, mais o turista vai ficar aqui gastando recursos”, disse.

Jussara ainda deixou uma homenagem para família do professor Cilon Rodrigues, do Sítio Sonho Meu. “Ele nos deixou, mas marcou um legado muito grande por acreditar no SEBRAE, não somente em nossa entidade, enfim EMATER, UCPel, UFPel, todos que são parceiros”, disse.

A vice-prefeita Angelica agradeceu à Deus e destacou a participação de todos no sucesso do Roteiro. Ela lembrou que, no início se pensava como mostrar um município tão pequeno, mas destacou estar realizada, pois uma sementinha que foi plantada há oito anos está fazendo com que vocês saibam caminhar juntos e muito fortes”, disse.

Ela ainda lembrou que Gilmeister já apontava que o local seria a serra do Sul e que, enquanto gestão, precisavam investir no turismo no município. “E a partir dali começou este trabalho. Foi criada uma associação guarda-chuva, que tem artesões, doceiras, três agroindústrias legalizadas e formalizadas, gastronomia, pousadas, arroios, dentre outros. Mantenham esta união, temos um patrimônio do doce colonial. Muito obrigado a cada um de vocês por existir e por estar ajudando a construir mais uma página na história de Morro Redondo”, disse.

O prefeito Rui Brizolara (União) destacou a grande satisfação em comemorar os oito anos do setor. Ele destacou que não foi fácil e lembrou os questionamentos sobre o que seria mostrado aos visitantes. “Hoje o que se vê é que as pessoas querem o simples, uma comida caseira, querer viver uma vida rural pois vivem só em cidade, poder ver e vivenciar essa natureza e isso nós temos aqui e muito. Tem muitas pessoas que nos relatam que ao entrar aqui se apaixonam”, contou.

Ele lembra da participação de Gilmeister, que instigou sobre o fomento ao turismo, e destacou que o SEBRAE foi o responsável por levar conhecimento. “Somos muito gratos, por que não foi só o poder público que acreditou, mas cada um de vocês que viu lá no início e a cada ano estão vindo a somar, ou seja são os reais atores deste sucesso”, pontuou Brizolara, lembrando de outras pessoas e instituições que colaboram para que os munícipes vejam o potencial do município. Ainda durante a fala, ele agradeceu a família do professor Cilon, o qual destacou que sempre incentivou a acreditarem neste sonho.

O evento contou com a presença da vereadoras Leticia Santos (PSDB), vereadora Vivian Rickes Rosa (PSDB), Corte Municipal, o representante da Embrapa, Carlos Costa Gomes, Diretoria do Hospital Dr Ernesto Mauricio Arndt, a proprietária das Conservas Neumann, Laura Neumann, a proprietária do Parque Stone Land, Nivea Saraiva, e empreendedores do roteiro turístico.

Confira fotos do evento

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome