Morro Redondo teve a situação de emergência em decorrência da estiagem ratificada pelos governos estadual e federal. No dia 31 de janeiro, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou a homologação. Nesta sexta-feira (3), foi a vez do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por intermédio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, com o reconhecimento da situação de emergência, com a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
A prefeitura havia decretado situação de emergência no dia 11 de janeiro, considerando o relatório de perdas na safra 2022/23 apresentado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Turismo, que apontaram prejuízos nas culturas de soja, milho, feijão, pêssego e olericultura, bem como na criação do gado leiteiro e de corte, todos com redução na produtividade. Foi considerado, ainda, que em consequência do desastre, houve danos materiais e ambientais, além de prejuízos econômicos e sociais. Conforme o relatório, os prejuízos econômicos estavam estimados em R$ 9 milhões.
Conforme o prefeito Rui Brizolara (União) e a vice-prefeita Angelica Boettge dos Santos (PSDB), com a homologação da situação de emergência, haverá respaldo para pleitear a agilização de auxílios dos governos estadual e federal para o atendimento das demandas dos produtores e que possam amenizar as perdas.