Morro redondo recebe Oficina de Introdução ao Birdwatching

Técnica consiste em observar os pássaros, em contato com a natureza. (Foto: Freepik)

Já ouviu falar em Birdwatching? esta é uma palavra em inglês que significa observação de aves. O birdwatching é uma das atividades que mais crescem no Brasil e no mundo e a sua prática tem inúmeros benefícios para a saúde física e mental. É comprovado cientificamente o quanto faz bem para o ser humano estar em contato com a natureza e observar as aves. Além desta também ser uma prática saudável e uma opção para aproveitar o tempo livre.

A atividade que também pode ser um lazer, consiste em observar aves e pássaros que estão livres na natureza, sempre de maneira discreta e respeitosa com eles, considerando o seu espaço e costumes.

No Brasil, também pode ser conhecida pelo termo popular ”passarinhando”.
Além de conhecer um pouco mais a rotina natural dos pássaros, para que os observa os benefícios são inúmeros. Muitos estudos afirmam que observar os pássaros contribui melhorar a saúde, manter a acalmar, desacelerando a mente e o corpo da correria diária. Muitas pesquisas apontam inclusive, a relação entre a observação de aves e a melhora em quadros de ansiedade e depressão.

Aves por toda parte
Os pássaros habitam desde as áreas florestais mais remotas até os grandes centros urbanos. Existe a presença de aves por toda parte. No Brasil há uma diversidade de espécies que podem ser encontradas cerca de 1900 em todo país.

Birwatching Brasil
Segundo informações do Birwatching Brasil, há 10 anos, o número de observadores de aves, ou birdwatchers, não passava de 2 mil no Brasil. Esse número subiu para 35 mil com potencial para chegar aos 100 mil birdwatchers nos próximos três anos.

E com este objetivo de ampliar o numero de observadores e pessoas conectadas com a natureza de forma respeitosa, é que desde 2019, o Aves do Sul organiza oficinas para iniciantes na observação de aves. Dessa vez, o evento acontece em parceria do Sítio Flor & Osória, do Morro Redondo, com a ideia de os participantes aprenderam em grupo sobre a observação de aves. O próximo será nos dias 7 e 8 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas acessando https://www.instagram.com/avesdosul/

Serviço

Pra quem é esse evento?

Pra toda e qualquer pessoa que tem interesse e curiosidade pra começar essa atividade.

Quando?

Dias 7 e 8 de outubro.

O que precisa?

Se tiver câmera, ótimo.

Mas se não tiver, não tem problema!

O que está incluso?

Cafés e almoço nos dois dias (sábado e domingo)

Valor?

R$320 por pessoa.

As vagas são limitadas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome