Morro Redondo recebe câmara de conservação de vacinas

Foto: Diones Forlan/JTR

Na quarta-feira (12) o município de Morro Redondo, através da secretária municipal de saúde e assistência social, Silvia Wahast Islabão, recebeu uma Câmara Fria de Conservação para Vacinas em Porto Alegre, oriunda do Ministério da Saúde por intermédio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). No dia 5 de maio já havia sido oficializada a contemplação do município através da resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Conforme a secretaria Silvia, em fevereiro, “respondi um formulário eletrônico onde informei que o município tinha defasagem de câmaras frias, com necessidades das mesmas, se encaixamos nos critérios estabelecidos, pois eram voltadas para cidades com menos de 100 mil habitantes, temos sala de vacinas e estamos conectados no sistema de informação oficial do ministério da saúde implantado para registro de vacinas”.

A câmara de conservação é utilizada para uso médico hospitalar. Com capacidade de 200 litros, serve para armazenamento de insulinas, vacinas e outros medicamentos. Para Silvia, esta é uma importante aquisição, “garante que as vacinas armazenadas estarão ocorrendo de forma segura, como agora nesta época de vacinação da gripe e do coronavírus”. Por fim, a secretária agradece também aos gestores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) por contemplar os municípios com este equipamento tão importante para o armazenamento e aprimoramento da rede de frios em Morro Redondo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome