Morro Redondo já dispõe de pelo menos 12 empreendimentos para hospedar visitantes no municípío, que se consolida como um dos principais destinos turísticos da região. Além desses, outros dois devem ser inaugurados até o fim do ano, enquanto uma edificação de três andares, inspirada nos castelos da região da Bavária (Alemanha) está em construção também para este fim – ainda sem previsão de inauguração.
A profusão desse tipo de empreendimento deve, em curto prazo, agregar valor ao que o diretor de Turismo, e também empreendedor da área, Pedro Vieira dos Santos, o Peu, classifica como “turismo de escapada” – que tem caracterizado o setor em Morro Redondo: aquele que o visitante se dedica a passar o dia ou pernoitar uma noite.
“Com diversidade de opções em hotéis e pousadas isso deverá mudar, o turista vai passar dois, três, quatro dias por aqui”, diz ele, que garante: de tédio visitante algum poderá se queixar no município.
Dono de um roteiro, o Morro de Amores, que oferece 37 empreendimentos aos visitantes, entre espaços para visitação, produtos coloniais, gastronomia, artesanato, floricultura e agência receptiva, Morro Redondo dispõe de natureza exuberante, quedas d’água, trilhas, produção vinícola e agroindústrias especializadas na produção de queijo e doces coloniais feitos ainda no tacho.
“Somos vocacionados para o turismo”, orgulha-se este pelotense que há 12 anos trocou a cidade natal para abrir junto com a família (mãe, irmão, esposa e dois filhos) o Sítio Amoreza – área de seis hectares na Colônia Afonso Pena, interior do município.
Ele justifica a vocação ao lembrar da localização privilegiada, em meio a uma região de serra, a Serra dos Tapes, no bioma Pampa. Mas de acordo com o diretor de Turismo municipal, a cidade de seis mil habitantes tem outros apelos que só reforçam essa pegada: a calmaria e a simplicidade.
“Morro Redondo é um lugar para relaxar e desacelerar”, afirma. Ao mesmo tempo, o turista terá acesso ao modo de vida dos moradores. “É um turismo simples, mas autêntico, aqui se sente o ar puro, se conecta com a natureza, no verão se toma banho de arroio e se come um bom almoço acompanhado pelo vinho produzido aqui mesmo”, discorre.
Mais convidativo, impossível. Por isso, o desafio tem sido aumentar a taxa de locação nos empreendimentos. Objetivo é convencer turistas de fora e “vender a região”. Afinal, opções de hospedagem não faltam e não param de crescer no município: “Temos turismo nas quatro estações, do banho de arroio no verão, passando pela floração do pêssego, ao vinho, o fogão à lenha e à lareira no inverno”, afirma.
Confira os locais disponíveis para hospedagem
– Pousada da Cachoeira (https://www.instagram.com/pousadadacachoeira.rs/) Fone/Whatsapp (53) 98404-2218
– Pousada Refúgio Araçá (https://www.instagram.com/refugioaraca/) Fone/Whatsapp (53) 99921-9156
– Refúgio do Equilíbrio (https://www.instagram.com/refugiodoequilibrio/) Fone/Whatsapp (53) 99909-9066
– Sítio Amoreza (https://www.instagram.com/sitioamoreza/) Fone/Whatsapp (53) 98478-2016
– Sítio Flor e Osória (https://www.instagram.com/sitiofloreosoria/) Fone/Whatsapp (53) 99967-3818
– Sítio Sonho Meu (https://www.facebook.com/sitiosonhomeumorroredondo) Fone/Whatsapp (53) 98125-1428
– Cabana Bella Vista (https://www.instagram.com/cabana__bellavista/) Fone/Whatsapp (53) 98453-2907
– Cabanas Tessmann (https://www.instagram.com/cabanastessmann/) Fone/Whatsapp (53) 98119-3761
– Camping Pousada Tropeiro Velho (https://www.instagram.com/cptropeirovelho/) Fone/Whatsapp (53) 99903-6073
– Chalé Morro Redondo (https://www.instagram.com/chale_morroredondo/) Fone/Whatsapp (53) 99972-8442
– Hotel Fiss (https://www.instagram.com/hotelfiss/) Fone/Whatsapp (53) 99988-7987
– JK Altos do Morro (https://www.instagram.com/jkquitinetes/) Fone/Whatsapp (53) 99940-2386